Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2002 - 15h15

PTB vai apoiar Lula em qualquer circunstância, diz presidente do partido

da Folha Online

O presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez (PR), afirmou nesta segunda-feira que seu partido vai "apoiar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em qualquer circunstância".

Martinez disse que, tão logo o presidente do PT, deputado José Dirceu (SP), chegue a Brasília, ambos terão uma conversa para negociar cargos no governo petista. Martinez não nega a simpatia do PTB pelo Ministério da Agricultura.

"O Ministério da Agricultura tem o perfil do PTB", afirmou o deputado.

Ele disse que tem autorização para negociar com José Dirceu sem precisar convocar a Executiva do partido.

Tudo ou nada
O líder do PTB na Câmara, o deputado federal Roberto Jefferson, disse hoje que o partido não aceitará um cargo de segundo escalão no governo Lula. O PTB quer um ministério.

''Partidos menores que o nosso, com menos representatividade, como o PPS e o PCdo B, já garantiram seus ministérios. O PTB é um partido maior e não vai se contentar com um cargo menor que o de ministro.''

Apesar de se recusar a participação do futuro governo com um cargo de segundo escalão, Jefferson garante que o PTB dará apoio ao governo do PT. ''Não tivemos cargo algum no governo de Fernando Henrique Cardoso e passamos os últimos quatro anos votando com o governo. Vamos ajudar o presidente eleito com apoio parlamentar no Congresso.''

O coordenador político de transição e virtual ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente do PT, José Genoino, devem se encontrar amanhã com os presidentes do PL, Waldemar da Costa Neto, e do PTB, José Carlos Martinez, em Brasília (DF), para negociar a participação dos dois partidos no governo de Lula.

  • Com Agência Brasil

    Leia também PTB quer ministério ou nada no governo Lula, diz líder
    Veja também o especial Governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade