Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2002 - 17h39

Lula confirma nos EUA Palocci e Marina Silva para ministério

da Folha Online

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou hoje nos EUA que o médico Antônio Palocci será ministro da Fazenda a partir de janeiro de 2003, e a senadora Marina Silva (PT-AC) para o Ministério do Meio Ambiente. São os dois primeiros nomes a serem confirmados por Lula.

Palocci, ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP), e coordenador da equipe de transição, é um dos responsáveis pelo discurso mais moderado adotado pelo PT durante a campanha e após a vitória nas eleições.

A confirmação de Lula foi feita em discurso para cerca de 400 pessoas que participaram da cerimônia em sua homenagem, no Clube Nacional de Imprensa, em Washington, nos EUA.

Em seu discurso, Lula afirmou que diante do quadro atual da economia brasileira que, segundo ele, estaria na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), colocará um médico no Ministério da Fazenda.

"Sabendo que a economia do brasil é um caso de terapia intensiva, eu nomeei um médico para ministro da Fazenda", afirmou Lula.

Salão Oval
Hoje pela manhã, Lula esteve reunido por mais de uma hora com o presidente americano, George W. Bush, no Salão Oval da Casa Branca, sede do governo norte-americano. No encontro, o presidente eleito pediu a ajuda de Bush para a reabertura das linhas de crédito para as empresas brasileiras.

Lula saiu do encontro satisfeito e disse que a reunião havia "superado as expectativas".

"Eu disse a ele [Bush] que temos problemas financeiros no Brasil, e que os Estados Unidos podem contribuir com a manutenção e a abertura de linhas de crédito para o nosso país", afirmou Lula após o encontro.

Segundo o presidente eleito, Bush se mostrou solidário à política petista de priorizar o combate à fome. O chefe de Estado americano propôs ainda uma agenda comum aos dois países em 2003.

Amanhã, Lula irá ao México, onde tem um encontro com o presidente do país, Vicente Fox. Ele estará de volta ao Brasil na manhã da próxima quinta-feira.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade