Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2002 - 19h25

Benedita da Silva deixa governo do Rio e fica com ministério de Lula

da Folha Online

A governadora Benedita da Silva nasceu no dia 11 de março de 1942 na favela da Praia do Pinto (RJ), de onde mudou-se, muito cedo, para o Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, onde viveu durante 57 anos.

Como professora, adotou o método Paulo Freire para alfabetizar crianças e adultos através da escola comunitária da favela do Chapéu Mangueira. Benedita é formada em auxiliar de enfermagem e tem diploma universitário no curso de Estudos Sociais.

A primeira vitória política de Benedita ocorreu em 1982, quando elegeu-se vereadora fluminense pelo PT, após militar durante anos à frente da federação das Associações das favelas do estado do Rio de Janeiro e do Centro de Mulheres de Favelas e Periferias.

Em 1986, Benedita elegeu-se deputada federal e participou da Assembléia Nacional Constituinte, atuando como titular da Subcomissão dos Negros, das Populações Indígenas e Minorias. Em seguida, passou à Comissão de Ordem Social e da Comissão dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.

Em 1990, Benedita reelegeu-se. Dois anos depois, candidatou-se à Prefeitura do Rio de Janeiro, vencendo o primeiro turno. No segundo, porém, perdeu para Cesar Maia.

Desde maio de 1999 foi morar em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, mas, ainda hoje divide parte de seu tempo na casa onde viveu no morro Chapéu Mangueira.

Em 1994, foi eleita a primeira mulher negra a integrar o Senado Federal, com mais de 2,2 milhões de votos. Em 1998, Benedita, que concorreu na chapa de Anthony Garotinho (PSB), elegeu-se vice-governadora do Rio de Janeiro e ficou encarregada dos programas sociais do governo até março de 2000.

Em 2001, presidiu a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que reuniu mais de dez mil pessoas de todo país, entre lideranças de ONGs e governos, e foi realizada em julho, na Universidade Estadual do Rio.

Depois da renúncia de Anthony Garotinho para concorrer à Presidência da República, Benedita assumiu o governo em 5 de abril de 2002, tornando-se a primeira mulher negra a governar um Estado brasileiro.


Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade