Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2002 - 14h14

Veja o novo secretariado de Geraldo Alckmin

da Folha Online

Folha Imagem


Fazenda: Eduardo Guardia desde abril de 2002 ocupa a Secretaria do Tesouro Nacional. Antes disso, foi assessor especial dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, secretário-adjunto da Secretaria de Política Econômica e do Tesouro Nacional.

Folha Imagem


Segurança Pública: Saulo de Castro Abreu Filho é promotor de Justiça e assumiu o comando da segurança pública no Estado em janeiro deste ano. Antes disso, havia sido indicado para a presidência da Febem, após o órgão passar por uma série de rebeliões.

Folha Imagem


Saúde: Luiz Roberto Barradas Barata é médico com especialização em Saúde Pública e atualmente é o secretário-adjunto da Saúde do Estado. Foi assessor de José Serra (PSDB) no ministério da Saúde e ocupou a secretaria municipal de Saúde na gestão de Mário Covas (PSDB), na década de 80.

Folha Imagem


Agricultura e Abastecimento: Duarte Nogueira (PSDB), deputado estadual, atualmente é líder do governo na Assembléia Legislativa. No início do governo Mário Covas, em São Paulo, ocupou a pasta da Habitação de janeiro de 95 a maio de 96.

Folha Imagem


Justiça: Alexandre de Moraes,34, é promotor de Justiça e doutor em Direito do Estado. Foi assessor do procurador-geral do Estado entre 2000 e 2002 e foi mantido no cargo pelo governador.

Folha Imagem


Educação: Gabriel Chalita é doutor em comunicação e em direito. Aos 19 anos foi vereador pelo PSDB no município de Cachoeira Paulista (200 km de São Paulo). Em outubro de 2001, assumiu recém-criada Secretaria da Juventude, que passou a administrar a Febem. Foi indicado para a Educação em janeiro deste ano.

Folha Imagem


Administração Penitenciária: Nagashi Furukawa é o atual secretário da pasta. Juiz-corregedor aposentado de Bragança Paulista (80 km de São Paulo), assumiu a secretaria, em 99. Foi escolhido para o cargo por Mário Covas após experiência inovadora na penitenciária de Bragança Paulista em que a própria comunidade admistrava o presídio.

Folha Imagem


Energia: Mauro Guilherme Jardim Arce, engenheiro eletricista, é o atual secretário da pasta e membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica. Foi indicado como secretário de Energia pelo governador Mário Covas, morto em 2001. Na reestruturação feita por Alckmin em janeiro deste ano, quando houve fusão da pasta com a de Recursos Hídricos, passou a ser titular da nova secretaria. É do núcleo do PSDB ligado ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

Folha Imagem


Casa Civil: Arnaldo Madeira é líder do governo FHC na Câmara e membro da Executiva Nacional do PSDB. Madeira foi reeleito deputado federal e escolhido por FHC interlocutor do Palácio do Planalto no Congresso durante a transição para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Militou no PCB de 1961 a 1965 e, antes de 1964, apoiou a candidatura de José Serra nas eleições para presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.

Folha Imagem


Planejamento: Andrea Calabi foi presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e participou da organização da campanha do candidato derrotado do PSDB à Presidência, José Serra. O economista é próximo a Serra e sua nomeação é sinal da influência que o tucano terá no governo de Alckmin. Durante a gestão de Calabi no BNDES (1999-2000), foi aprovado um dos mais controvertidos empréstimos ao capital estrangeiro, o financiamento de quase R$ 1 bilhão para que a Ford instalasse uma fábrica de automóveis em Camaçari, na Bahia.

Folha Imagem


Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico: João Carlos de Souza Meirelles ocupará a nova megasecretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo. Foi secretário de Agricultura de São Paulo ainda no governo de Mário Covas e se afastou do cargo para assumir a coordenação da campanha à reeleição de Alckmin. A nova pasta une as atuais pastas de Desenvolvimento Social e Economia e Planejamento, além de englobar a área de turismo.

Folha Imagem


Meio Ambiente: José Goldemberg é físico e foi ministro do Meio Ambiente e da Educação durante o governo de Fernando Collor de Mello, entre 90 e 92. Antes disso havia sido ex-reitor da USP entre 86 e 90. No governo de Franco Montoro (PSDB), em São Paulo, presidiu a Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

Folha Imagem


Transportes Metropolitanos: Jurandir Fernandes ocupa a secretaria desde 2001 e será mantido no cargo. Entre 93 e 96, foi secretário de Transportes de Campinas, na gestão do tucano, Edivaldo Orsi (PSDB). Até maio de 2000, foi diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ligado ao Ministério da Justiça. Antes de assumir a secretaria, em julho de 2001, era pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp.

Folha Imagem


Transportes: Dario Rais Lopes é engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, e doutor em engenharia dos transportes. Em 99, assumiu a Superintendência do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e entre 97 e 99 foi secretário municipal de Transporte de São José dos Campos, na gestão do tucano Emanuel Fernandes (PSDB).

Folha Imagem


Emprego e Relações do Trabalho: Francisco Prado de Oliveira Ribeiro é advogado e atualmente ocupa a Secretaria da Habitação do Estado. Foi prefeito de Santos em 67 pelo MDB e teve os direitos políticos cassados em 68 pelo AI-5. É filiado ao PTB.

Folha Imagem


Juventude, Esporte e Lazer: O iatista Lars Schmidt Grael ocupa atualmente a Secretaria Nacional de Esporte. Ganhou medalha de bronze nas olimpíadas de Seul e Atlanta e foi campeão mundial em 83.

Folha Imagem


Assistência e Desenvolvimento Social: Maria Helena Guimarães de Castro é cientista política e está no Ministério da Educação desde 95, no início do governo de FHC. É atualmente secretária-executiva do Ministério da Educação e antes disso presidiu o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela implementação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Provão, exame nacional dos cursos universitários. De 92 a 94 foi secretária de Educação de Campinas.

Folha Imagem


Cultura: Cláudia Costin foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado na gestão de FHC, entre 98 e 99, e secretaria-adjunta de Previdência Complementar no Ministério da Previdência Social de 95 a 98. Em janeiro de 2002, assumiu a direção geral da Promon Intelligens, empresa especializada em soluções para educação corporativa e gestão do conhecimento. Antes disso, havia atuado na gerência do Banco Mundial, em Washington.

Folha Imagem


Habitação: Atual ministro da Saúde, Barjas Negri é professor do Instituto de Economia da Unicamp e assumiu o cargo em fevereiro, em substituição a José Serra, que deixou a pasta para se dedicar à candidatura à Presidência pelo PSDB. Negri foi secretário-executivo do ministério da Saúde por cinco anos antes de assumir a pasta.

Folha Imagem


Comunicação: João Melão Neto foi ministro do Trabalho e da Administração em 92, durante o governo de Fernando Collor de Mello. Foi secretário municipal da Administração de São Paulo durante a gestão de Jânio Quadro e no mandato relâmpago de Régis de Oliveira, em 2000, durante o afastamento judicial do prefeito Celso Pitta. Entre 91 e 99, foi deputado federal.

Folha Imagem


Casa Militar: Roberto Allegretti é coronel da Polícia Militar e psicólogo formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde 99, quando foi promovido a patente atual, ocupava a chefia de gabinete do Comandante Geral da PM.

Leia mais:

  • Alckmin anuncia ministros de FHC para seu secretariado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página