Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2003 - 14h54

Tumulto marca a passagem de Lula pela Esplanada dos Ministérios

da Folha Online

A passagem do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice-presidente, José Alencar (PL), em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios foi tumultuada _pela grande quantidade de pessoas que acompanham a festa da posse.

Lula chegou a ser agarrado pelo pescoço por uma pessoa, que pulou dentro do Rolls-Royce presidencial. Seguranças agiram rápido e afastaram o homem, ainda não identificado. Bandeiras foram jogadas dentro do carro. Uma delas chegou a atingir o presidente eleito.

No início do percurso, um integrante do destacamento dos Dragões da Independência, que acompanham o carro, caiu do cavalo em frente ao Rolls-Royce presidencial.

O gramado em frente ao Congresso Nacional, onde Lula e Alencar acabam de ser empossados nos respectivos cargos, foi invadido por militantes petistas. A área estava sendo reservada para os tiros de canhão que serão disparados em comemoração à posse.

A segurança da cerimônia da posse não permitiu, inicialmente, a aproximação do público pelo gramado central que fica em frente ao Congresso. Entretanto, a Polícia Militar não conseguiu conter a aproximação.

Pessoas que estavam assistindo à chegada de Lula ao Congresso Nacional invadiram o espelho d'água que fica a cerca de 10 metros da rampa do Congresso. A Polícia Militar não consegue conter as pessoas que já tentam chegar até à rampa.

Veja também o especial Governo Lula
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade