Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2003 - 17h36

PTB quer bancada com 45 deputados até amanhã

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O PTB, que elegeu 26 deputados em 3 de outubro, quer chegar neste sábado, data da posse do novo Congresso, como o partido que mais filiou novos parlamentares. Pelos cálculos do líder do PTB na Câmara, Roberto Jefferson (RJ), o partido terá uma bancada com 45 deputados até amanhã, quando os novos parlamentares assumem seus mandatos. Desse total, 42 já estão no PTB e três devem assinar a ficha de filiação ainda nesta sexta.

Na contabilidade das filiações, a bancada do PTB quer chegar amanhã com um saldo de 17 novas filiações. Até agora, já filiou 15 novos parlamentares. Se cumprir a meta e conseguir a assinatura de 17 novos deputados, a bancada do PTB contará com um acréscimo de 19 parlamentares em relação ao resultado das urnas.

A diferença de contagem é resultado de algumas baixas e manobras regimentais. O partido perdeu um deputado para o PSDB, ganhou dois parlamentares do PSD, que se fundiu ao PTB e terá mais um no Congresso a partir de segunda-feira. É o deputado federal Fernando Gonçalves (PTB-RJ), suplente do ministro das Comunicações, o deputado federal Miro Teixeira. Gonçalves assumirá o mandato parlamentar logo depois de Teixeira pedir licença no Congresso para voltar para o ministério.

Já assinaram a ficha de filiação os deputados Homero Barreto (ex-PFL-TO), Dr. Antonio Cruz (ex-PMDB-MS), Frankembergen Galvão (ex-PPB-RR), Jair Bolsonaro (ex-PPB-RJ), Zequinha Marinho (ex-PDT-PA), Pedro Fernandes (ex-PFL-MA), Pedro Ribeiro (ex-PFL-MA) e Dr. Francisco (ex-PDT-MG). Vieram do PSD os deputados José Tatico (DF) e Maurício Rabelo (TO).

No troca-troca de legenda, o PTB sofreu uma baixa. O deputado federal Nelson Trad (MS) se filiou ao PSDB.

O partido divulgará a lista completa de filiações só depois de conseguir a assinatura de todos os parlamentares da bancada.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página