Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2003 - 14h18

Caixa começa a receber doações em alimentos para o Fome Zero

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Caixa Econômica Federal começa a receber a partir de hoje doações em alimentos para o Fome Zero. Os alimentos poderão ser doados em qualquer uma das agências bancárias da Caixa espalhadas pelo país. A doação de alimentos faz parte do Mutirão contra a Fome, uma das ações do Fome Zero.

Segundo o ministro José Graziano (Segurança Alimentar), o governo quer criar uma rede de solidariedade e não apenas arrecadar alimentos e dinheiro para o Fome Zero.

"Nossa intenção não é que as pessoas doem simplesmente alimentos ou dinheiro. Queremos criar uma rede de solidariedade com a ajuda dos bancos públicos e sua estrutura e capilaridade", disse ele.

Os alimentos doados nas agências da Caixa serão entregues diariamente para entidades assistenciais ou prefeituras. A lista completa das entidades beneficiárias estará à disposição nas agências da Caixa.
Os grandes doadores serão orientados a encaminhar os alimentos diretamente para uma entidade de sua escolha.

Com o protocolo de adesão assinado hoje entre a Caixa e o Mesa, que permitiu que as agências arrecadassem alimentos, a instituição se transformou na primeira empresa a ganhar o certificado "Parceira do Fome Zero".

"Oferecemos nossa ampla rede de atendimento para alcançar as pessoas interessadas em participar desse grande mutirão contra a fome no país", disse o presidente da Caixa, Jorge Mattoso.

Outras empresas se preparam para receber o certificado "Parceira do Fome Zero". Esse é o caso do grupo Pão de Açúcar, que transformará 500 lojas em pontos de arrecadação de alimentos.

A lista completa das entidades beneficiárias estará à disposição nas agências da CAIXA para consulta, principalmente, de grandes doadores, que serão orientados a encaminhar os alimentos diretamente à entidade de sua escolha.

A mobilização nas agências da Caixa vai se somar a outras ações já lançadas pela instituição para auxiliar o Mesa. No final de fevereiro, foi lançado um fundo de investimento, o Caixa FIF Fome Zero, que irá destinar mensalmente 50% do valor de sua taxa de administração ao programa.

A expectativa do banco é de que esse Fundo consiga repassar, no primeiro ano, um total de R$ 12,5 milhões, valor suficiente para comprar 75 mil cestas básicas de alimentação, com benefício direto para cerca de 300 mil pessoas.

A Caixa e o Banco do Brasil são os dois únicos autorizados a receber doações em dinheiro para o Fome Zero. O número das contas foi divulgado na semana passada pelo Mesa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página