Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2003 - 08h25

Sudeco foi criada em 1967 e acabou no governo Collor

da Folha de S.Paulo

O Centro-Oeste já teve uma agência de desenvolvimento, a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). Ela foi criada em 1º de dezembro de 1967, no governo Costa e Silva, para estimular o desenvolvimento regional, tal como a Sudene (criada em 1959) e a Sudam (em 1966).

A Sudeco substituiu a Fundação Brasil Central, instituída em 6 de outubro de 1943, no governo Getúlio Vargas, cuja finalidade era desbravar e colonizar as zonas compreendidas entre os rios Araguaia e Xingu.

Ao contrário da Sudene e da Sudam, porém, a Sudeco não dispunha de incentivos fiscais, bancados pelo Finor (Fundo de Investimento do Nordeste) e pelo Finam (Fundo de Investimento da Amazônia). Por essa razão, ela não teve a mesma importância que as demais.

Mesmo assim, colaborou com a implantação do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados e do Programa Especial de Desenvolvimento do Pantanal, entre outros. Foi extinta pela lei 8.029 de 12 de abril de 1990, na gestão de Fernando Collor. As atribuições da Sudeco hoje estão concentradas na Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página