Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 12h05

Homem testa segurança de Lula e tenta entrar de carro no Alvorada

FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília

A segurança da residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi colocada à prova ontem à noite. Carlos Xavier Filho, 39, mecânico de automóveis de acordo com a Polícia Federal, baiano e residente na cidade de Uberlândia (MG), tentou invadir o Palácio da Alvorada jogando o automóvel de sua irmã, um Fiat Uno preto, contra o portão de ferro da entrada da residência oficial.

Um dispositivo de segurança foi acionado e os pneus do carro foram furados. O motorista ainda bateu no portão, que ficou danificado, mas não conseguiu entrar no Palácio.

De acordo com informações da Presidência, Xavier passou o dia de ontem tentando marcar uma audiência com Lula. Como não conseguiu, apelou para a tentativa de invasão.

Ele foi preso, levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde passou a noite, e vai ser indiciado por danos ao patrimônio público. Se condenado, pode ficar de um a três anos na prisão.

Os soldados que fazem a proteção do prédio e portam armas de grosso calibre não chegaram a atirar contra o automóvel.

Proteção

A Presidência estuda a adoção de novas medidas para proteger a integridade física de Lula. No início do mês, o presidente foi surpreendido, durante cerimônia no Palácio do Planalto por uma mulher que protestava em favor do traficante Fernandinho Beira-Mar. Ela conseguiu furar a segurança presidencial e chegar ao presidente.

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, outro episódio mostrou a fragilidade da segurança do Palácio da Alvorada. Uma pessoa que voava de asa-delta perdeu a direção e acabou pousando no gramado da residência oficial.


Leia mais
  • Ato contra reforma da Previdência reúne 20 mil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página