Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2003 - 07h09

Marisa recebe jóias de mulher de xeque

Publicidade

do enviado especial da Folha de S.Paulo ao Cairo
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Relatos de pessoas na delegação de Lula que visita os países árabes dão conta de que a primeira-dama, Marisa Letícia, e mais cinco mulheres receberam jóias de ouro de Fátima, a mulher do xeque dos Emirados Árabes Unidos, Zayed bin Sultan Nahyan, após um jantar no último sábado, em Abu Dhabi.

O encontro foi festejado pela diplomacia brasileira. "É uma grande deferência, tanto o presidente ser recebido pelo xeque, que tem mais de 90 anos, como a primeira-dama ser recebida pela mulher do xeque", disse o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Flávio Sapha.
O jantar foi só para mulheres.

As outras cinco eram Fernanda Kalil (que viaja com Roberto Kalil, médico particular de Lula), Míriam Mohamad Laila (filha de Mohamed Ali Laila, amigo de Lula), Wilma de Faria (governadora do Rio Grande do Norte), Cristina Gomes (mulher de Paulo Hartung, governador do Espírito Santo) e Valéria Perilo (mulher do governador de Goiás, Marconi Perilo).

Não há detalhes sobre que tipos de jóia teriam sido ofertados --se só de ouro ou se com pedras preciosas. A Folha apurou essas informações no início da noite de ontem, no Cairo. Comunicou à assessoria do Planalto que as publicaria e pediu mais detalhes. Não obteve resposta.
As seis mulheres foram recebidas no jantar por Fátima e outras 15 mulheres árabes. Todas as brasileiras receberam presentes. Marisa Letícia teria ganho colar, pulseira e brincos.

Não há leis ou decretos que regulamentem o destino dos presentes dados à primeira-dama. O decreto 4.344/2002 determina que os presentes recebidos pelo presidente em viagens oficiais e em cerimônias diplomáticas de troca de presentes (entre representantes de dois países) sejam destinados à União.

O presidente não é regido pelo Código de Conduta da Alta Administração Pública, que estabelece um limite de R$ 120 para o valor dos presentes recebidos por ministros, secretrários-executivos e diretores de empresas estatais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página