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19/08/2004 - 07h53

Petista propõe campanha "A Tela É Nossa"

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da Folha de S.Paulo, em Brasília

Na defesa da criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), defendeu ontem, em discurso na tribuna da Casa, o lançamento de uma campanha chamada "A Tela é Nossa", inspirada em "O Petróleo é Nosso", da década de 50.

A preocupação da senadora é com a influência norte-americana no mercado audiovisual. "Estamos falando de domínio econômico, de domínio cultural, de soberania nacional, de uma situação que não pode ser debatida em hipótese alguma pelo viés de autoritarismo, de stalinismo, de dirigismo cultural", afirmou Salvatti.

O anteprojeto de lei que cria a Ancinav foi duramente criticado no meio cultural, que considerou o texto uma interferência no conteúdo de produções.

Para embasar seus argumentos, a líder do PT citou frase de Jack Valenti, ex-presidente da MPA (entidade que reúne as maiores companhias cinematográficas dos EUA). Segundo Salvatti, Valenti afirmou que seu objetivo era que filmes americanos dominassem 100% do mercado mundial.

O discurso da senadora foi criticado pelo PFL. "O simples fato de um partido pensar em um texto dessa natureza [Ancinav] já estarrece a todos. O fato de originar-se no próprio governo, no entanto, é que causa a indignação, principalmente do setor cultural, que combateu a censura", disse o senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a senadora Ideli Salvatti
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Ancinav
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