Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2004 - 10h53

Maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima abre o 7 de Setembro em Brasília

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Convidado pelo governo para as comemorações do Dia da Independência, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, abriu o desfile em Brasília, por volta das 9h30 de hoje. Ele cruzou a Esplanada dos Ministérios sob aplausos do público.

O atleta chegou a liderar a maratona da Olimpíada de Atenas e, a seis quilômetros do final, foi agarrado por um fanático religioso irlandês, que o deslocou para a multidão que assistia à prova. Vanderlei perdeu o ritmo da corrida, mas, mesmo assim, prosseguiu e terminou em terceiro, ganhando a medalha de bronze.

Antes de o corredor atravessar a via, quatro pára-quedistas saltaram de aviões com as cores da bandeira do Brasil. Também foi acesa a pira do chamado Fogo Simbólico da Pátria.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao local por volta das 9h, com o mesmo Rolls-Royce utilizado na sua posse. Houve revista às tropas e ele foi saudado com a salva de 21 tiros.

Lula assiste às comemorações acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, de vários ministros brasileiros e atletas paraolímpicos.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, cerca de 6.700 desfilarão hoje em Brasília. Os militares, policiais federais e rodoviários e bombeiros estarão em maior número. São 5.500 pessoas. Já os civis, como artistas e alunos de escolas públicas, deverão ser 1.200.

A previsão é que o desfile termine por volta das 11h30, com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas acompanham as comemorações.

Especial
  • Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado prolongado
  • Leia mais sobre o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sete de Setembro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página