Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 20h22

Dr. Hélio derrota candidato tucano em Campinas

Publicidade

da Folha Online

Depois de perder as eleições de 1996 e 2000 para a prefeitura de Campinas (95 km a noroeste de São Paulo), o pedetista Hélio de Oliveira Santos conseguiu sair vitorioso hoje nas urnas. Com 99,23% dos votos apurados, Dr. Hélio obteve 52,65% dos votos válidos.

O deputado federal --que teve apoios do PFL, PMDB, PT e PC do B-- venceu Carlos Sampaio (PSDB), que também ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados. Os resultados parciais apontam que Sampaio conquistou 47,35% dos votos.

A disputa eleitoral viveu momentos de acusações entre os dois candidatos nos últimos dias. O PSDB diz que Dr. Hélio representa o "continuísmo" da administração petista de Campinas e atribuiu ao PDT a criação de um suposto esquema de boatos contra Sampaio na cidade. Dr. Hélio nega a acusação e diz que os tucanos distribuíram panfletos apócrifos contra ele.

Sobre como comporá o governo depois de receber esses apoios, Dr. Hélio afirmou: "Os apoios que vieram foram dados por diversos partidos que querem para Campinas um governo progressista e popular. Não existirá no nosso governo o loteamento de cargos".

Na última semana de campanha, Dr. Hélio passou a usar em seu programa eleitoral os depoimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Antonio Palocci (Fazenda).

Natural de Corumbá (MS), Hélio de Oliveira Santos, 54, é médico formado pela Unicamp, ex-professor universitário e ex-diretor da Faculdade de Ciências Médicas da PUC de Campinas.

Entre 1993 e 1996, Dr. Hélio foi secretário de Saúde na cidade paulista de Hortolândia, assumindo depois a mesma pasta em 1998 no município de Americana.

Eleito com 48 mil votos pelo PDT para o seu primeiro mandato como deputado federal em 1998 --depois de deixar o PMDB--, Dr. Hélio foi reeleito para a Câmara dos Deputados em 2002 com 78 mil votos.

Com Agência Folha

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hélio de Oliveira Santos
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Acompanhe em tempo real a apuração em Campinas (SP)

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página