Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2004 - 12h31

Saiba mais sobre o vice-presidente José Alencar

Publicidade

da Folha Online

O vice-presidente José Alencar foi "disputado" em 2002 pelos então presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PMDB). Alencar, no entanto, havia firmado compromisso com Lula.

O empresário mineiro filiou-se, então, ao PL, a menos de 48 horas do prazo final para filiação. Foi o principal defensor de Lula na sigla, que se destaca por agrupar evangélicos.

Alencar é dono de um império têxtil com 11 fábricas de tecidos, a Coteminas, que emprega 16,5 mil funcionários. É o segundo maior grupo têxtil do país, responsável pela fabricação das marcas Artex e Santista, com ativos de R$ 1,4 bilhão.

Na política, Alencar mostrou uma postura bastante diferente de seu antecessor na Vice-Presidência, Marco Maciel (PFL). Enquanto o vice de Fernando Henrique Cardoso tinha um perfil discreto, Alencar notabilizou-se dentro do governo Lula por ser um dos mais severos críticos da política econômica.

Seu principal alvo: os juros estabelecidos pelo Banco Central, que, segundo ele, dificultam novos investimentos, aumentam o desemprego e travam o crescimento da economia brasileira.

As críticas renderam a Alencar reclamações da equipe econômica e "puxões de orelha" do presidente Lula. O vice-presidente, no entanto, chega agora ao comando do Ministério da Defesa cacifado por seu bom trânsito com os militares e também pelas excelentes relações com o ministro José Dirceu (Casa Civil).

A cúpula do governo também tenta até mesmo incentivar Alencar a disputar, nas eleições de 2006, o governo de Minas Gerais com o tucano Aécio Neves.

Leia mais
  • Entenda os motivos que levaram à demissão de Viegas
  • Veja a íntegra da carta de demissão de José Viegas
  • Viegas atuou nas embaixadas de Lima e Moscou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro José Viegas
  • Leia o que já foi publicado sobre José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página