Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2004 - 17h00

PF apreende documentos na Assembléia de Deus de Manaus

Publicidade

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

A Polícia Federal do Amazonas apreendeu hoje documentos, computadores e livros de contabilidade em três estabelecimentos da Igreja Assembléia de Deus, em Manaus. A ação determinada pela Justiça Federal foi um desdobramentos das investigações das Operações Farol da Colina e CPI do Banestado.

Realizada em agosto, a Operação Farol da Colina é de repressão à lavagem de dinheiro e remessa ilegal de recursos para o exterior. A CPI do Banestado investigou as remessas feitas por contas CC5 no Brasil entre 1996 e 2002.

Inquéritos

Segundo o delegado da PF, Sérgio Fontes, dezenas de inquéritos foram abertos no Amazonas decorrentes dessas investigações.

Perícias feitas em documentos da Fundação Evangélica Boas Novas e da Rede Boas Novas, administradas pela Assembléia de Deus, confirmaram remessas ilegais de dinheiro para o exterior, segundo a PF. Ele afirmou que o valor total das remessas está em sigilo por causa do segredo de Justiça.

No Amazonas, a Assembléia de Deus tem 729 igrejas. Os mandados de busca e apreensão foram executados na sede da fundação, na emissora de televisão e no complexo religioso Canaã, que abriga igreja e escola. Foram apreendidos extratos de bancos e de cartões de crédito.

A Igreja Assembléia de Deus do Amazonas é presidida pelo pastor Jonathás Câmara, irmão do deputado federal Silas Câmara (PTB-AM). O deputado disse que desconhecia a operação da PF nos estabelecimentos da instituição.

"A igreja não precisa usar de meios escusos para suas ações, mas como não estou informado da operação policial, amanhã [hoje] falarei melhor sobre o assunto", disse o deputado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI do Banestado
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Farol da Colina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página