Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2005 - 20h15

Chávez anuncia compra de aviões de guerra do Brasil

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou neste sábado que comprará aviões de caça da empresa brasileira Embraer, mas não informou o número, nem as características das aeronaves.

"Vão fabricar aviões de caça para nós no Brasil", disse o presidente venezuelano.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, visita o colega venezuelano a partir de amanhã em Caracas (capital da Venezuela).

Chávez elogiou a disponibilidade do Brasil de transferir tecnologia para a Venezuela com o objetivo de impulsionar seu desenvolvimento no campo militar e em outras áreas.

"[Eu]Disse à Embraer e a Lula que queremos tecnologia, porque precisar obter independência tecnológica em todos os campos", afirmou Chávez.

Em um comunicado divulgado ontem, o Itamaraty garantiu que Lula vai propor a Chávez a compra de aviões Tucano [monomotor turboélice projetado e desenvolvido especificamente para treinamento militar] de fabricação brasileira para a Força Aérea de seu país.

A nota anunciou ainda que "também existem promissoras possibilidades de cooperação na área de defesa, no que se refere à vigilância da Amazônia".

Chávez comentou que assinará com seu colega brasileiro uma "aliança estratégica" em matéria de energia, agroindústria, ciência, tecnologia e militar.

"Está tudo incluído, porque se trata de uma verdadeira aliança e de um passo firme para a integração da América Latina", acrescentou o presidente venezuelano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aviões Tucano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página