Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2000 - 23h03

João Henrique, do PSB, vence eleição em Macapá por 315 votos

Publicidade

da Agência Folha

O engenheiro João Henrique (PSB) foi eleito hoje prefeito de Macapá (AP) por uma diferença de apenas 315 votos em relação ao segundo colocado. Henrique teve 42.560 votos, contra 42.245 de Papaléo Paes (PTB) - uma diferença de 0,27%. O atual prefeito Anníbal Barcellos (PFL) ficou em terceiro lugar, com 13,18% dos votos.

A eleição em Macapá, que tem 144.393 eleitores, é decidida em apenas um turno. As eleições foram acompanhadas por soldados do Comando Militar da Amazônia, liberados somente sábado à noite pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O envio de tropas federais foi um pedido da coligação do candidato Papaléo Paes (PTB), que alegava a ameaça de "uso da máquina" durante a votação. João Henrique era apoiado pelo governador João Capiberibe (PSB).

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) considerou que as eleições ocorreram sem incidentes graves no Estado. A exceção foi a prisão do procurador-geral do Amapá, João Plácido, pela Polícia Federal.

Delegado da coligação de João Henrique, Plácido teria se envolvido em uma briga por motivos políticos. "Isso foi armado para desmoralizar a coligação", disse ele, que foi solto ainda ontem após conseguir o habeas-corpus.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página