Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2006 - 13h13

Nilton Capixaba se afasta das reuniões da Mesa Diretora

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) decidiu nesta terça-feira se afastar das reuniões da Mesa Diretora da Câmara até que a CPI dos Sanguessugas conclua as investigações.

Capixaba comunicou sua decisão hoje, por telefone, ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP).

O deputado está entre os 15 parlamentares que estão sendo investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento com a máfia das ambulâncias. Capixaba, que ocupa a segunda-secretaria da Câmara, vinha sendo pressionado a se afastar do cargo, mas decidiu apenas não participar mais das reuniões da Mesa.

Ontem, outro envolvido no escândalo, o deputado João Caldas (PL-AL), que ocupa a quarta-secretaria, também anunciou a mesma decisão.

A Mesa é responsável por decidir questões como a abertura de processo por quebra de decoro de parlamentares envolvidos em irregularidades. São os membros da Mesa que definem se um processo será encaminhado ao Conselho de Ética ou arquivado, além de tratar de questões administrativas.

O presidente da Câmara disse que só esperava os dois deputados se afastarem para voltar a reunir a Mesa, que não delibera desde o dia 10 de maio, pouco antes de ter estourado o escândalos dos sanguessugas.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia dos sanguessugas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página