Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 19h05

CPI racha e sub-relator pede afastamento após discutir com Gabeira

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) pediu hoje afastamento da sub-relatoria de investigação da CPI dos Sanguessugas. Depois de uma discussão calorosa com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), Salgado disse que deixa a sua função por discordar dos rumos da investigação.

Pela manhã, Salgado acusou Gabeira, o presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), o vice-presidente, deputado Raul, Jungmann (PPS-PE), e o relator, senador Amir Lando (PMDB-RO), de restringirem o acesso ao material da investigação.

Gabeira reagiu às críticas. "Vossa Excelência é um constrangimento para o Congresso Nacional. É uma vergonha para o Congresso", atacou.

O deputado questionou o comportamento ético de Salgado citando que ele preside a Comissão de Educação do Senado, embora seja empresário do setor. "Eu tenho história, vim de baixo. Não fiz história com seqüestro", contra-atacou Salgado, se referindo a participação de Gabeira num episódio no período da ditadura militar.

Depois da discussão com Salgado, o deputado Fernando Gabeira também bateu-boca com o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, e o ex-secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia Rodrigo Rollemberg.

O ex-secretário flagrou Gabeira dizendo numa entrevista que ele não era preparado para assumir o cargo. "O senhor não pode falar isso, não tem provas", disse Rollemberg. "Não vou discutir. Encaminhe suas explicações à CPI", respondeu Gabeira. Ontem Gabeira acusou o PSB de montar no Ministério da Ciência e Tecnologia esquema para desviar recursos do Orçamento por meio de ônibus para o programa de Inclusão Digital.

Leia mais
  • Veja lista dos 57 parlamentares investigados pela CPI dos Sanguessugas
  • Veja nova lista de 33 parlamentares suspeitos de integrar a máfia

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  • Enquete: os partidos devem expulsar os parlamentares citados na lista da CPI dos Sanguessugas?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página