Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 11h56

Oposição ironiza entrevista de Lula sobre demissão de Palocci e Dirceu

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A oposição ironizou hoje o comentário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em entrevista ao "Jornal Nacional" ontem, disse que puniu seus auxiliares envolvidos em ilícitos. O líder da oposição na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), chamou Lula de "cínico".

"Se pusesse para fora do governo os corruptos, poucos quadros nomeados por Lula seriam preservados. Não é retórica a afirmação de que esse é o governo mais corrupto jamais visto no Brasil", afirmou.

Aleluia ressaltou que o ex-ministro José Dirceu se afastou do governo somente depois de ter sido instigado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que o aconselhou a deixar o cargo sob o risco de as denúncias do mensalão atingirem também o presidente da República. E Waldomiro Diniz só saiu do Palácio do Planalto porque pediu demissão, atesta o Diário Oficial.

"Quanto a Palocci, a saída do ministro da Fazenda foi um parto tão complicado que passou até por quebra de sigilo bancário de um humilde caseiro", disse Aleluia.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que o presidente Lula não só não puniu seus auxiliares como também fez elogios públicos principalmente a Palocci e Dirceu quando eles deixaram o governo. "Não foi o presidente quem botou essas pessoas para fora, eles renunciaram aos cargos por causa das denúncias. O presidente continuou os defendendo e aplaudindo, não os repreendeu em momento algum", afirmou.

Uma prova de que Palocci e Dirceu continuam sendo interlocutores do presidente é que Dirceu esteve na Bolívia para tratar da questão do gás quando aquele país decidiu nacionalizar a exploração do gás natural. Ele teria viajado como representante do governo, embora já estivesse fora do governo e com o mandato cassado pelo Congresso. Dirceu confirmou a viagem, mas negou na época que tenha viajado em "missão oficial".

Leia mais
  • CPI dos Sanguessugas denuncia 72 parlamentares; veja lista
  • CPI dos Sanguessugas absolve 18 parlamentares

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  • Enquete: a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos deve acabar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página