Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2006 - 20h05

Heloísa diz que o Congresso é podre quando o presidente é podre

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em São Luís

Candidata do PSOL à Presidência, a senadora Heloísa Helena disse hoje em São Luís (MA) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva influencia a corrupção no Congresso Nacional. "Eu sei que o Congresso é podre quando o presidente é podre", disse ela.

"Se o presidente se predispõe a montar um balcão de negócios, surgem imediatamente os mensaleiros, os sanguessugas, os ladrões do dinheiro público, os políticos que não querem trabalhar, mas querem ganhar muito dinheiro, à custa dos mais pobres."

Ao fazer um discurso de menos de 15 minutos para cerca de 200 estudantes da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), a candidata pediu para os eleitores ignorarem "as oligarquias, os petistas mensaleiros e o PSDB".

"O presidente Lula e o Alckmin [candidato do PSDB] estão vinculados ao que existe de pior na política brasileira, estão vinculados aos mensaleiros, aos banqueiros que enchem a pança com tanto dinheiro que ganharam nos últimos anos, aos corruptos", afirmou.

"Vamos esquecê-los, o Brasil não merece tanta corrupção, tanto desprezo pelo dinheiro público, tanta safadeza administrativa."

Heloísa Helena disse também que, apesar do pouco tempo que dispõe na televisão, vai ultrapassar Geraldo Alckmin nas pesquisas "em pouco tempo".

"Vou jogar para escanteio o candidato chuchu e disputar o segundo turno com a majestade barbuda. Aí será outra eleição, aí quero ver o Lula enganar tanta gente, manipular a pobreza do Nordeste apenas para ganhar votos."

À tarde, em passeata pelas ruas do centro da capital maranhense, Heloísa Helena voltou a falar do seu crescimento nas pesquisas. "Todos achavam impossível que chegássemos aonde chegamos, mas conseguimos sem o auxílio da máquina pública, sem o dinheiro dos banqueiros e sem dólar nas peças íntimas", disse a candidata, que prometeu baixar a taxa de juros, caso seja eleita.

"Quem está comprometido com o desenvolvimento do Brasil tem de baixar esta vergonhosa taxa de juros imediatamente. Os banqueiros e o pessoal do governo ficam arrepiados quando falo isto porque eles estão comprometidos com o sistema."

Heloísa Helena também foi irônica ao comentar a ação dos deputados sanguessugas. "Depois das denúncias, agora surgiu a onda das renúncias. O povo tem de ficar atento porque estes deputados corruptos querem fugir das punições. O fato é que existe uma coincidência muito grande no governo Lula, nunca houve tanta corrupção em tão pouco tempo."

Leia mais
  • Folha sabatina nesta semana candidatos ao governo de Minas

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: qual candidato se saiu melhor no primeiro debate entre presidenciáveis?
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página