Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2006 - 11h17

PSB vai interpelar Gabeira no STF

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PSB vai ingressar esta tarde com interpelação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que hoje deve entregar à CPI dos Sanguessugas relatório que aponta suposto esquema comandado pelo PSB no Ministério de Ciência e Tecnologia para a compra de ônibus da Planam. O partido quer que o deputado apresente formalmente as provas que diz ter contra a legenda.

Gabeira acusa o PSB de comandar esquema similar ao da máfia das ambulâncias para a liberação de dinheiro usado na compra de ônibus da empresa Planam, utilizados no programa de inclusão digital do governo.

O deputado argumenta que, em um mesmo dia, o ministério aprovou três projetos apresentados por parlamentares para a compra de ônibus da Planam. "Esse é um indício de favorecimento, porque um processo estritamente técnico demora muito mais. Essa aprovação denota um ritmo político", disse o deputado.

O PSB nega as acusações e afirma que a maior parte dos recursos do Orçamento são liberados no final do ano, por isso os projetos teriam sido aprovados de uma só vez. Emendas de 29 deputados federais --15 com cassação pedida pela CPI-- destinaram R$ 17,6 milhões em 2005 e 2006 a projetos de compra de ônibus com computadores para inclusão digital.

O ministério repassou R$ 13,5 milhões para essas emendas em novembro e dezembro do ano passado. Só em 10 de maio, seis dias depois da eclosão do escândalo, cancelou o pagamento de parte do valor.

Leia mais
  • CPI dos Sanguessugas denuncia 72 parlamentares; veja lista
  • CPI dos Sanguessugas absolve 18 parlamentares

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: os depoimentos dos empresários sanguessugas devem ser usados como provas?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página