Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 13h02

Com recuo de Vedoin, CPI não quer mais ouvir o empresário

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), descartou hoje a possibilidade de tomar um novo depoimento do empresário Luiz Antonio Vedoin, sócio da Planam. Vários integrantes da CPI cogitaram um novo depoimento do empresário depois que Vedoin envolveu novos nomes de parlamentares que estariam supostamente envolvidos com a máfia das ambulâncias.

Com o recuo do empresário nesta segunda-feira, a CPI agora considera o episódio superado. "Por ora, acho que o caso está encerrado. Um novo depoimento dele não contribui para os nossos objetivos", disse Biscaia.

Vedoin encaminhou à CPI documento no qual isenta os deputados Ricardo Izar (PTB-SP), José Múcio (PTB-PE), Luiz Piauhylino (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) de qualquer participação na máfia das ambulâncias. Em reportagem publicada pela revista "Época", o empresário tinha incluído os parlamentares entre os suspeitos de envolvimento no esquema.

A CPI se reúne hoje para discutir as novas denúncias de Vedoin, incluindo as afirmações do empresário à revista Veja sobre o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Vedoin acusou o senador tucano de ter recebido R$ 40 mil em propina, por intermédio do deputado Lino Rossi (PP-MT), para a apresentação de emenda no valor de R$ 400 mil para a compra superfaturada de ambulâncias. O senador rebateu as denúncias, apresentou defesa à CPI e pediu ao Ministério Público Federal a prisão do empresário.

A comissão também discute hoje as denúncias contra dois deputados acusados por Vedoin por participação no esquema das ambulâncias: Philemon Rodrigues (PTB-PB) e Salvador Zimbaldi (PSB-SP). Os dois parlamentares não foram incluídos no relatório parcial aprovado pela CPI com os suspeitos de envolvimento nas fraudes. A Comissão estuda se vai pedir o indiciamento dos parlamentares com base em documentos e nas revelações de Vedoin.

Leia mais
  • CPI dos Sanguessugas denuncia 72 parlamentares; veja lista
  • CPI dos Sanguessugas absolve 18 parlamentares

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: você é a favor do fim do voto secreto?
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página