Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2000 - 16h30

Vanhoni lidera pesquisa em Curitiba com 56% das intenções de voto

Publicidade

da Folha Online

O candidato Ângelo Vanhoni (PT) está na frente na disputa pela Prefeitura de Curitiba com 56% das intenções de voto, segundo a pesquisa Datafolha realizada no dia 5 de outubro. O candidato Cássio Taniguchi (PFL) aparece com 36% da preferência do eleitorado. Apenas 5% dos eleitores curitibanos ainda estão indecisos e 3% declararam que votarão em branco ou anular.

A pesquisa foi realizada no dia 5 de outubro e foram ouvidos 828 eleitores da capital paranaense. A margem de erro dos números é de três pontos, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, 74% dos votos dados ao candidato Maurício Requião (PMDB) no primeiro turno migram para Vanhoni no segundo turno e 14% para Taniguchi. Entre os eleitores de Requião, 8% declararam estar indecisos e 4% vão votar em branco ou anular.

Entre os eleitores de Forte Netto (PSDB), 67% pretendem votar em Vanhoni, 18% em Taniguchi, 12% não sabem e 4% vão votar em branco ou anular o voto.

De acordo com a pesquisa, 16% dos eleitores de Taniguchi no primeiro turno mudaram de posição e disseram que votam em Vanhoni no dia 29 de outubro.

O candidato petista tem seu melhor desempenho entre o eleitorado com idade entre 25 e 44 anos (61%) e entre os simpatizantes do PT (92%). Cássio Taniguchi consegue suas melhores taxas entre os mais velhos (43%), entre os mais ricos (45%) e entre os simpatizantes do PFL (81%).

A maioria dos eleitores (78%) sabe dizer corretamente o número de seu candidato a prefeito; 3% disseram conhecê-lo mas erraram ao declarar o números; e 11% ainda desconhecem a dezena do seu candidato.

Os maiores índices de conhecimento estão entre os eleitores mais jovens (83%), entre os mais escolarizados (88%), entre aqueles cuja renda familiar mensal é maior que 10 e inferior a 20 S.M. (87%).

Entre os eleitores de Taniguchi, 91% conhecem o seu número (contra 6% que não sabem); entre os eleitores de Vanhoni, essa taxa é de 80% (contra 16% que não conhecem).

Para a maioria dos entrevistados (56%), Vanhoni será eleito prefeito no próximo dia 29_ entre os simpatizantes do PT esse índice atinge 86%. Um total de 32% acreditam na reeleição de Taniguchi e 12% não sabem indicar um vencedor.

Para 74% dos entrevistados é muito importante que seja realizado um debate entre Vanhoni e Taniguchi, principalmente para os mais jovens (87%), para os mais escolarizados (86%), para aqueles que possuem renda familiar mensal de 10 a 20 salários mínimos (85%).

A eleição está longe de estar decidida em Curitiba. Aproximadamente um em cada três entrevistados (34%) afirmou que pode mudar o voto por causa de um debate realizado entre os dois candidatos à prefeitura de Curitiba, sendo que para 11% a chance de mudança é grande, para 14% é média e para 9% é pequena; 63% não pretendem mudar seu voto em razão de um debate.

Veja mais pesquisas na página do Datafolha na Folha Online

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página