Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h26

Petista Ana Júlia vence tucano e se elege no Pará; confira perfil

Publicidade

da Folha Online

A candidata Ana Júlia Carepa (PT), 48, venceu a disputa pelo governo do Pará com 54,91% dos votos válidos e se tornou a primeira mulher a governar o Estado. Em duelo que reproduziu a disputa nacional, a petista venceu o tucano Almir Gabriel, que teve 45,09%. Para assumir o novo cargo, ela deixará seu mandato como senadora.

Bruno Stckert/Folha Imagem
Divorciada e mãe de dois filhos (Julio e Juliana), a arquiteta Ana Júlia é única filha mulher entre sete irmãos, filhos do engenheiro civil Arthur Sampaio Carepa e de Maria José de Vasconcelos Carepa.

Sua história de militância começou na década de 70, época de vigência do regime militar. A nova governadora do Pará participou da luta pela reconstrução do Centro Acadêmico Livre de Arquitetura da UFPA (Universidade Federal do Pará) e, em 1980, foi eleita sua primeira presidente.

Ainda como estudante, elaborou, juntamente com outros colegas, propostas para edificações de habitação popular por meio de mutirão.

Em 1992, Ana Júlia foi eleita vereadora em Belém, quando tentou implantar um projeto que buscava assegurar a circulação de ônibus durante 24 horas. Em 1995 foi eleita deputada federal.

Já em 1996, Edmilson Rodrigues e Ana Júlia disputaram as eleições municipais pela Frente Belém Popular e venceram. Atuou como Secretária Municipal de Urbanismo e, em 2002, chegou ao Senado.

Além de arquiteta, Ana Júlia é bancária concursada do Banco do Brasil desde 1983.



Leia mais
  • Erramos: Petista Ana Júlia vence tucano e se elege no Pará; confira perfil
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa no Pará
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página