Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h02

Sérgio Cabral se elege governador do Rio com folga; saiba mais

Publicidade

da Folha Online, em São Paulo e no Rio

Sérgio Cabral (PMDB), eleito em segundo turno governador do Estado do Rio de Janeiro com 68% dos votos válidos, venceu Denise Frossard (PPS), que conseguiu 32%.

Cabral começou sua carreira política em 1990, como deputado estadual. Tinha então 27 anos. Em 1994 e 1998, foi reeleito para a Assembléia Legislativa. Ele chegou ao Senado em 2002, com um mandato até 2011. Agora, seu suplente, Regis Velasco, assumirá a vaga.

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Cabral exaltou ontem, quando votava, a importância das alianças políticas para a sua candidatura. O peemedebista recebeu o apoio do casal Anthony e Rosinha Garotinho e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito, no segundo turno.

Neste ano, Garotinho foi descartado pelo PMDB como candidato à Presidência da República mesmo após fazer greve de fome. Em âmbito nacional, o partido se dividiu entre o apoio à candidatura de Lula e a de Geraldo Alckmin (PSDB).

Já a atual governadora Rosinha preferiu cumprir seu mandato até o final após ter cogitado se lançar para uma reeleição ou tentar uma eventual vaga no Senado.

A candidatura à reeleição de Rosinha seria complicada porque, pela lei, pessoas da mesma família não podem ocupar cargos executivos por mais de dois mandatos --o governador anterior havia sido Garotinho.

A assessoria jurídica de Rosinha chegou a argumentar que ela poderia concorrer à reeleição porque foi antecedida no cargo por Benedita da Silva. Já os opositores sustentaram que ela não poderia, pois quem se elegera quatro anos antes havia sido Garotinho, e Benedita apenas o sucedera quando ele deixou o cargo para concorrer à Presidência, em 2002.



Leia mais
  • Imprensa internacional destaca reeleição e "renascimento" de Lula
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa no Rio de Janeiro
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página