Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 00h15

Primeira mulher a governar o RN, Wilma de Faria se reelege; saiba mais

Publicidade

da Folha Online

Primeira mulher a governar o Estado do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB) foi reeleita em segundo turno com 52,38% dos votos válidos. Seu adversário, Garibaldi Filho (PMDB), obteve 47,62%.

Aos 61 anos, a governadora encara seu segundo mandato à frente do Estado. Em 2002, venceu a eleição com 61,05% dos votos válidos.

Folha Imagem
Wilma de Faria se reelegeu governadora no RN
Wilma de Faria se reelegeu governadora no RN
Wilma Maria de Faria é professora universitária, divorciada e tem quatro filhos. É mestre em Educação pela UFRN, onde é professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas.

Iniciou sua vida pública em 1979, quando foi nomeada para a presidência do Meios (Movimento de Integração e Orientação Social) pelo então governador do Rio Grande do Norte (e, à época, seu marido), Lavoisier Maia Sobrinho.

Em 1983, assumiu a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (STBS) durante o governo de José Agripino Maia. Nesse mesmo ano foi eleita para a Câmara dos Deputados.

Em 1988, Wilma venceu a eleição para a Prefeitura de Natal. Em 1994, disputou e perdeu a eleição para o governo do Estado. Dois anos depois, voltou a disputar o cargo de prefeita de Natal e venceu, sendo reeleita em 2000. Em abril de 2002, renunciou à prefeitura para disputar o governo do Estado e venceu.

Nesta eleição, a disputa foi acirrada no primeiro turno, quando Wilma obteve 49,5% dos votos válidos e Alves Filho alcançou 48,6%. Mas as pesquisas já adiantavam a vitória da atual governadora. A última, divulgada no sábado, trazia Wilma com 52% dos votos --seu adversário do PMDB aparecia com 42%.

A coligação de Wilma inclui nove partidos: PSB, PTB, PT, PL, PPS, PHS, PMN, PC do B e PT do B.



Leia mais
  • Imprensa internacional destaca reeleição e "renascimento" de Lula
  • Reeleito, Lula diz que vai priorizar coalizão e reforma política
  • Lula diz que no 2º mandato vai transformar Brasil em país desenvolvido

    Especial
  • Veja apuração completa no Rio Grande do Norte
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página