Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 12h28

CPI vai ouvir amanhã Lorenzetti, Gedimar e Valdebran sobre dossiê

Publicidade

da Folha Online

Parlamentares que integram a CPI dos Sanguessugas ouvem amanhã três acusados de envolvimento na compra do dossiê que ligaria políticos do PSDB à máfia das ambulâncias --esquema de compra de veículos superfaturados com recursos da União.

A CPI vai ouvir Jorge Lorenzetti, ex-chefe do núcleo de inteligência da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado e ex-policial federal Gedimar Passos e Vandebran Padilha.

Valdebran e Gedimar foram presos pela Polícia Federal no dia 15 de setembro com R$ 1,7 milhão em um hotel em São Paulo. O dinheiro seria utilizado para comprar o dossiê que havia sido preparado pelos Vedoin, acusados de chefiar a máfia sanguessuga.

Para não ter de responder às perguntas que possam incriminá-los ainda mais, Lorenzetti e Gedimar deram entrada com pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal). Eles ainda aguardam o julgamento dos pedidos.

Além do depoimento dos três envolvidos no dossiê, a CPI dos Sanguessugas pode votar amanhã requerimento protocolado pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da comissão, para que todos os membros da CPI tenham acesso aos documentos produzidos pela Polícia Federal sobre o caso.

Ele também vai avaliar se há necessidade em pedir à Justiça Federal mandado de segurança contra o delegado federal do Mato Grosso Diógenes Curado, que é responsável pela investigação do caso. Segundo Jungmann, é preciso verificar se Curado enviou todas as informações que haviam sido solicitadas pela comissão.

Com Agência Câmara

Leia mais
  • Oposição pretende manter escândalo do dossiê sob pressão
  • "Festa da Reeleição" reúne 4 mil, sem superar comemoração de 2002
  • Entenda as crises que atingiram o primeiro mandato de Lula

    Especial
  • Leia cobertura completa da máfia dos sanguessugas
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página