Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2006 - 10h35

Saúde de José Alencar inspira cuidados no governo

Publicidade

da Folha Online

A condição de saúde vice-presidente da República, José Alencar, inspira cuidado no governo e nos médicos que o acompanham, informou neste sábado o "Painel" da Folha de S.Paulo.

Segundo o painel, o temor no governo é de que o tratamento do novo tumor localizado no abdome do vice-presidente "se estenda até a data da posse, em 1º de janeiro, gerando incerteza jurídica e política". "Já os médicos avaliam que a reincidência de um tumor no local já operado é sempre delicada", diz o "Painel".

"Alencar deve ser operado ao chegar aos EUA e terá de fazer radioterapia em seguida. Não há previsão de quimioterapia. Também não há metástase do tumor do abdome, mas foi localizada uma lesão na região da próstata, de onde o vice retirou um tumor em 2000. Alencar deve ficar nos EUA por duas semanas. Na volta, continuará o tratamento --que, avaliam os médicos, já poderá estar concluído na data da posse", revela o "Painel" (só para assinantes da Folha e do UOL).

Segundo a assessoria da vice-presidência, Alencar será internado no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York.

O novo tumor teria sido diagnosticado na segunda-feira passada, depois de exames feitos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em julho deste ano, Alencar já havia sido submetido a uma cirurgia para a retirada de um sarcoma (tumor maligno) localizado também na região do abdome.

Na entrevista que concedeu depois do resultado das eleições, Lula chegou a elogiar Alencar publicamente por seu esforço durante a campanha. O presidente lembrou que o vice contrariou seus médicos ao participar se carreatas e outros eventos durante a campanha.

"Quero de público aqui agradecer a participação jovial do meu vice-presidente da República. O Zé Alencar, durante o processo eleitoral, fez uma cirurgia, os médicos não queriam que ele fizesse carreata e por onde eu andava, o Zé Alencar já tinha participado como se fosse um menino de 18 anos", disse Lula após a eleição.

Alencar tem sido vítima de problemas de saúde há quase uma década. Em 1997, durante um check-up, ele descobriu tumores malignos, um no rim direito e outro no estômago. No ano passado, o vice já havia passado por uma angioplastia. Ele colocou "stent" (espécie de bastão para garantir o fluxo sangüíneo) numa das artérias do coração.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vice-presidente José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página