Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2006 - 15h31

Lula diz que tem até 31 de dezembro para fechar montagem de novo ministério

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que não tem pressa para concluir a reforma ministerial para o seu segundo mandato. Ao chegar no Palácio do Itamaraty, onde almoçou com o presidente do Peru, Alan García, Lula disse que tem até o dia 31 de dezembro para escolher seus novos auxiliares.

Questionado sobre as articulações dentro do governo para as mudanças, Lula respondeu bem-humorado: "mais reunião do que eu estou fazendo, impossível".

Apoio do PTB

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia (PTB), confirmou hoje que o PTB vai apoiar "integralmente" o segundo mandato de Lula. Walfrido garantiu que não foi sondado pelo presidente para permanecer no governo, mas se mostrou disposto a aceitar o convite.

"Sou soldado do presidente, precisando estou aqui para colaborar. Quem não aceitaria um convite para trabalhar com o presidente Lula?"

O ministro disse que, apesar de o presidente do PTB, Roberto Jefferson, ter se posicionado contra o apoio a Lula, Jefferson autorizou o líder do partido na Câmara, José Múcio (PTB-PE), a negociar em nome da legenda.

Walfrido afirmou que o próprio líder Múcio é um dos nomes "cotados" dentro do PTB para assumir um ministério no segundo mandato. Mas garantiu que nenhum ministro ou partido aliado cobra pressa do presidente. "Daqui a um mês saberemos os nossos substitutos. O que temos que fazer é cooperar para que o presidente faça um bom segundo mandato", encerrou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página