Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2000 - 09h58

PPB exibe vídeo com declarações de Lula em Pelotas

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Folha de S.Paulo

Uma fita de vídeo apresentada ontem pelo PPB de Pelotas mostra o líder petista Luiz Inácio Lula da Silva dizendo que a cidade é "exportadora de veado" em um diálogo gravado entre ele e o candidato do PT à prefeitura no segundo turno, Fernando Marroni.

No diálogo entre os dois, Lula pergunta: "Pelotas é cidade pólo, né?" Marroni confirma, respondendo "claro". Em seguida, Lula completa, virando-se para a câmera: "Exportadora de veado".

Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, é alvo de brincadeiras preconceituosas segundo as quais abrigaria um grande número de homossexuais.

"Foi uma fita roubada. É uma imagem no Congresso em que falávamos no 'Capitão Gay' (José Antônio Cattaneo, candidato a vereador pelo PPB em Pelotas)", disse Marroni, que é deputado federal. Segundo ele, o diálogo ocorreu ainda no primeiro turno.

Cattaneo, que não conseguiu se eleger, apresentou uma plataforma de defesa dos homossexuais, mas não se assumia como tal. Advogado, o candidato foi ameaçado de ser levado ao Conselho de Ética da OAB por deixar-se fotografar, na praça central da cidade, vestindo apenas tanga, botas, capa aberta e gravata.

O vídeo com a declaração de Lula foi ao ar ontem à noite, no programa de TV da candidata Leila Fetter, do PPB, adversária de Marroni no segundo turno. Na véspera, Lula participou, na cidade, da campanha de Marroni.

Os dois partidos realizaram comício ontem à noite na cidade. Pelo PPB, participaram políticos como o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, e o tom foi de condenação ao diálogo petista e ao fato de Marroni não ter reagido à brincadeira de Lula.

"O jogo é muito baixo. Estão isolando uma frase de um contexto para dar caráter político. É o desespero de quem quer montar um fato novo porque sabe que está perdendo a eleição. Acredito que Pelotas saberá discernir uma artimanha da direita, até porque o PT sempre esteve ao lado das minorias", disse o presidente regional do partido, Júlio Quadros.


Confira pesquisas eleitorais do Datafolha

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página