Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2003 - 10h04

Trem magnético japonês bate mais um recorde de velocidade

Publicidade

da Agência Lusa

Um trem japonês sustentado por levitação magnética bateu hoje o seu próprio recorde de velocidade ao atingir 581 km/h em um teste realizado com 12 pessoas a bordo nas proximidades de Tóquio.

Fotos Reprodução
Trem Maglev, que atingiu 581 km/h
O Maglev atinge velocidades bastante superiores às dos trens clássicos. Magnetos supercondutores fixados nos vagões criam um mecanismo de atração e repulsão que fazem o trem "levitar", suspendendo-o ligeiramente da via, o que elimina o atrito com os trilhos.

O trem é desenvolvido em conjunto pela Companhia Central de Ferrovias do Japão e o Instituto de Pesquisa Técnica Ferroviária. Ele ainda não entrou em operação comercial e passa por testes desde 1997 na região de Yamanashi, a oeste de Tóquio.

Pista de testes do Maglev, em Yamanashi
O Maglev foi inicialmente concebido por engenheiros alemães da Transrapid International, um consórcio que agrupa as empresas de engenharia industrial alemãs ThyssenKrupp e Siemens, para circular à velocidade de cruzeiro de 430 km/h.

Dispondo de US$ 1 bilhão em fundos federais, os Estados Unidos planejam também construir um comboio deste tipo, mas ainda não foi decidido em que local.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página