Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2004 - 13h22

Vitaminas B reduzem risco de fratura por osteoporose

Publicidade

da Agência Lusa

O ácido fólico e outras vitaminas B, com efeitos já conhecidos para a prevenção de ataques cardíacos e tromboses, podem também reduzir o risco de fraturas causadas por osteoporose.

A conclusão faz parte de dois estudos --um holandês e outro norte-americano-- publicados nesta quinta-feira no "New England Journal of Medicine" e reforça as recomendações dos médicos para o consumo de multivitaminas.

Já se sabia que as vitaminas do complexo B reduzem os níveis de homocisteína --um aminoácido que, em taxas elevadas, está associado a um risco maior de ataque cardíaco, trombose e doença de Alzheimer.

As novas pesquisas mostram agora que elevados níveis de homocisteína pelo menos duplicam o risco de fraturas relacionadas com a osteoporose.

"A maneira básica de manter baixa a homocisteína em pessoas saudáveis é consumir vitamina B", disse Douglas Kiel, autor do estudo norte-americano e pesquisador do Hebrew Rehabilitation Center for Aged Research and Training Institute de Boston, em Massachusetts.

De acordo com Kiel, uma multivitamina genérica, consumida uma vez por dia, reduz a taxa de homocisteína para um nível abaixo do limiar de risco.

Nos Estados Unidos, desde 1998 os pães, cereais e outros produtos feitos de farinha passaram a receber ácido fólico. Segundo estimativas oficiais, a medida deve evitar a morte de 48 mil norte-americanos por ano em decorrência de ataques cardíacos e tromboses.

Além disso, já se constatou uma redução de 27% no nascimento de bebês com problemas cerebrais e na espinha --o objetivo inicial da estratégia.

Já o estudo holandês, realizado pelo Centro Médico Erasmus, se baseou em duas pesquisas que concluíram que as pessoas com níveis mais altos de homocisteína tinham uma chance 1,9 vezes maior de sofrer fraturas relacionadas à osteoporose.

Segundo Todd Stitik, da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey-Newark, desde 1985 existem registros de pesquisas relacionando a homocisteína com a osteoporose.

Stitik ainda recomenda que, além de multivitaminas com ácido fólico, vitamina B12 e vitamina B6, as pessoas pratiquem exercícios para o controle de peso e dêem preferência a alimentos ricos em vitaminas B.

Alguns dos alimentos naturalmente ricos em vitaminas B e cálcio são os derivados do leite, o brócolis, a cenoura, a pêra, o melão, o damasco, as amêndoas e os amendoins.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página