Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2004 - 12h06

Ciclone favorece crescimento de fitoplâncton no oceano

Publicidade

da Folha Online

Apesar do potencial destrutivo dos ciclones, o fenômeno pode ser importante quando acontece em áreas "estéreis" de oceano. Imagens de satélite estudadas por cientistas norte-americanos revelam que os ciclones provocam um alto crescimento de fitoplâncton nas regiões do mar por onde passam.

"Fiquei agradavelmente surpreso", disse Steven Babin, pesquisador da Universidade Johns Hopkins que estudou a paisagem deixada por 13 ciclones entre 1998 e 2001 em uma região do Atlântico Norte conhecida como mar de Sargasso.

AP/Nasa
Imagem evidencia alteração no crescimento de fitoplâncton após passagem de ciclone em 1998
De acordo com Babin, os ciclones agitam as águas do mar e trazem para a superfície nutrientes que favorecem o desenvolvimento de fitoplâncton --minúsculos vegetais em suspensão nas águas.

"Algumas partes do oceano são como desertos, porque não têm alimento suficiente para o crescimento de vegetais. Os ventos velozes de um ciclone ajudam a trazer nutrientes para a superfície, onde o fitoplâncton consegue mais luz solar para crescer", disse Babin.

O pesquisador explica que estes organismos vegetais são importantes porque absorvem CO2 (gás carbônico) --um dos gases apontados como responsáveis pelo aquecimento global. Quando morre, o fitoplâncton leva o CO2 aprisionado para o fundo do oceano, retirando o excesso deste gás da atmosfera por milhares de anos.

"A resposta física do oceano a ciclones é complexa", disse Jerry Wiggert, pesquisador do Centro de Física Costeira e Oceanográfica da Universidade Old Dominion que participou do estudo.

"Ninguém nunca considerou a contribuição dos ciclones para o balanço do ciclo do carbono", acrescentou.

Os pesquisadores entretanto, ainda não conseguem estimar se a quantidade de gás carbônico removido da atmosfera é significativa.

Isso porque o ciclone agita as águas e, num processo semelhante ao que acontece com os refrigerantes quando chacoalhados, poderia liberar CO2 dissolvido na água.

Com Associated Press

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre fitoplâncton
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página