Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2004 - 10h42

Terremoto deslocou ilhas e mudou mapa da Ásia, dizem geofísicos

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles (EUA)

O terremoto que provocou ondas gigantes e devastou o sudeste da Ásia foi tão forte que alterou definitivamente o mapa da região, dizem geofísicos americanos.

O tremor de 9 graus na escala Richter ocorreu no domingo, com epicentro situado a 250 km a sudeste da ilha de Sumatra, e pode ter deslocado algumas pequenas ilhas da região em até 20 metros, segundo especialistas.

"Este terremoto mudou o mapa", disse Ken Hudnut, especialista do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). "Com base em modelos sísmicos, algumas das ilhas menores da costa sudeste de Sumatra podem ter se movido para sudoeste uns 20 metros. Isto é um grande deslocamento".

O extremo noroeste do território indonésio de Sumatra também pode ter se deslocado para sudoeste uns 3,6 metros, segundo Hudnut.

"Detectamos movimentos muito leves e acho que a Terra tremeu em sua órbita quando ocorreu o terremoto devido à grande quantidade de energia exercida e à repentina mudança de massa", revelou Hudnut.

Para o alto

Outro geofísico norte-americano concordou que a Terra, que habitualmente apresenta um leve tremor em sua rotação, pode ter recebido um "pequeno empurrão", e que as ilhas próximas a Sumatra se deslocaram durante o terremoto.

Stuart Sipkin, do Centro de Informação sobre Terremotos do USGS, disse que provavelmente as ilhas vizinhas a Sumatra se deslocaram, mas não para os lados --segundo ele, elas teriam ganhado altura em relação ao nível do mar.

"Em terremotos desta magnitude ocorrem grandes deslocamentos, mas neste caso, a placa indiana adentrou sob a placa birmanesa, fazendo a segunda subir, o que também deslocou as ilhas para o alto, no sentido vertical e não horizontal", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página