Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2006 - 06h12

Estudo aponta que 461 doenças podem ser tratadas pela acupuntura

Publicidade

da Efe, em Beijing

A acupuntura chinesa pode tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso, segundo uma pesquisa realizada por especialistas do país oriental e publicada neste domingo pelo jornal oficial "China Daily".

O doutor Du Yuanhao, do Centro de Pesquisa de Acupuntura Chinesa de Tianjin, afirmou que a maioria das doenças nas quais esta prática é eficaz está relacionada com o sistema nervoso, o digestivo, o genitourinário, os músculos, os ossos e a pele. Males como a apoplexia, a diarréia, as enterites, a demência e as brotoejas podem ser tratadas pela acupuntura.

Os pontos fundamentais desta prática se encontram por todo o corpo, fazendo com que o tratamento seja eficaz em doenças musculares e dermatológicas, explica Du. "Além disso, por estes pontos transcorrem numerosas terminações nervosas, o que pode levar à cura de doenças do sistema nervoso e outras cujas funções são controladas pelos nervos", afirmou.

No entanto, a acupuntura não é eficaz contra todas as doenças, embora seja mais fácil de lidar em comparação com outros tratamentos, segundo o especialista.

O responsável pelo estudo trabalha agora na classificação destas 461 doenças. "Vou criar três categorias: as que podem ser curadas apenas mediante a acupuntura, aquelas para as quais a acupuntura é o tratamento principal e as doenças nas quais a acupuntura pode ajudar."

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, uma prática com cerca de dois mil anos, e consiste na inserção de agulhas metálicas na pele para aliviar a dor e tratar doenças.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acupuntura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página