Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2006 - 12h20

Descoberto complexo funerário da Idade do Cobre na Itália

Publicidade

da Ansa, na Província de Trento

Um complexo funerário e de culto que remonta à Idade do Cobre foi descoberto por arqueólogos da superintendência da Província de Trento, durante pesquisas no sítio arqueológico de "La Vela".

Foi descoberta uma estrutura circular construída com pedras vermelhas usada em rituais funerários. No interior desta estrutura havia uma fossa circular contendo restos de esqueletos humanos e de animais, predominantemente calcificados, além de objetos de enxoval fúnebre --com adornos em pedra, dentes de animais furados e pontas de flechas de sílex.

Na parte sul da área onde aconteceram as escavações também foi descoberta uma sepultura de criança em terracota. Este tipo de modalidade funerária --que, na Itália, só foi documentada no Trentino, em particular, no Vale do Adige (entre Mezzocorona e Volano)-- parece ser exclusiva de recém-nascidos ou fetos, que são colocados quase sempre em urnas de terracota dispostas em fossas e cobertas com pequenas lascas de pedra.

Recentemente foi sugerido que o ritual da sepultura em terracota esteja vinculado aos contatos com a região das ilhas Jônicas e do Peloponeso (Grécia) --provavelmente pela mediação de culturas da mesma época que viviam ao longo das duas margens do Adriático.

Para documentar as excepcionais estruturas da Idade do Cobre foram usadas as mais modernas tecnologias --entre as quais um scanner a laser 3D, utilizado pelos técnicos Lorenzo Gonzo e Stefano Girardi, da Microsystems Division (MIS).

Do ponto de vista da tipologia e do ritual funerário, o novo complexo cultural e funerário descoberto com as escavações é um achado único no âmbito das modalidades sepulcrais da Idade do Cobre.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Província de Trento

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página