Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2000 - 12h39

Genoma é a descoberta científica do ano 2000

da Folha de S.Paulo

O sequenciamento de vários genomas ficou com o título de Descoberta Científica do Ano, concedido anualmente pela revista científica americana "Science" e anunciado em sua edição de hoje.

Na 12ª versão do seu "Top 10", uma espécie de Oscar da pesquisa mundial, a publicação imita Hollywood ao premiar como "melhor filme" o maior sucesso de bilheteria (conheça os outros agraciados no quadro à direita).

"(O genoma) poderia bem ser a descoberta da década, ou talvez até do século, pelo potencial de alterar a visão do mundo em que vivemos", justifica a revista.

A contemplação não vai só para a sequência de letras A, T, C e G do DNA humano, anunciada em junho deste ano pelo Projeto Genoma Humano e por sua concorrente privada Celera Genomics. É um reconhecimento ao conjunto da obra da ciência genômica.

Até o ano passado, um único ser complexo -o verme Caenorhabditis elegans- havia tido seu genoma decifrado. Em 2000 juntaram-se a ele a mosca-das-frutas, o homem e a erva Arabidopsis thaliana, a preferida dos botânicos.

Cerca de 50 genomas de microrganismos já estão prontos, incluindo o do bacilo do cólera, o da meningite e o da bactéria Xylella fastidiosa, publicado pela rede brasileira Onsa este ano.

O número de sequências também decolou em 2000. Segundo a "Science", em maio de 1999 os arquivos públicos continham 700 milhões de "letras" do genoma humano. Em maio passado, já havia 3 bilhões. Em julho, 4 bilhões.

"A genômica está a mil por hora", diz a revista. "Longe de serem o cume do processo, essas bibliotecas genômicas vão inaugurar décadas de estudos."