Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2001 - 18h33

Lesões por esforço repetitivo ganham novo nome

da Folha Online

As Lesões por Esforço Repetitivo, conhecidas como LER, agora são chamadas de Dort (Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho). A mudança de nomenclatura serve para incluir as lesões provenientes de posturas inadequadas, falta de apoio para as costas e para os pés, mobiliário indevido e uso inadequando de instrumentos.

Alguns dos problemas de saúde relacionados ao trabalho são causados pelo próprio trabalhador, que não se preocupa com a postura corporal e com as pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados.

Outras, cuja culpa repousa sobre o empregador, são relacionadas ao fornecimento das condições ideais para que os funcionários executem o trabalho _como não fornecer móveis ou instrumentos ergonômicos, que se adaptem aos atributos físicos de cada funcionário.

Segundo Maria Célia Sampaio, as Dort são inflamações que ocorrem nos tendões, músculos ou nervos dos braços, ombros, cotovelos, costas e pescoço. "As mais comuns são a tendinite e a bursite", disse a reumatologista em entrevista à Radiobrás.

As maiores vítimas desse tipo de inflamação são digitadores, caixas, telefonistas, empacotadores, gráficos e costureiras.

"É comum a pessoa achar que não é nada e continuar com os mesmos maus hábitos", explicou a especialista. Ela advertiu que, se alguma dor persistir por alguns dias, mesmo que levemente, o profissional deve procurar um médico.

"A volta às tarefas costumeiras deve ser progressiva e é necessário adotar hábitos mais saudáveis, sob risco de reincidência e agravamento das lesões", disse. As informações são da Agência Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página