Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2007 - 13h22

Elefantes usam patas como sensor de alerta, diz estudo

Publicidade

da Ansa, em Paris

Os elefantes usam as patas para receber as comunicações dos outros bandos graças às vibrações transmitidas pelos seus passos, afirma um estudo publicado na revista britânica "New Scientist".

Kay Nietfeld/Efe
Elefantes usam patas como "sensor" para captar comunicação entre membros da espécie
Elefantes usam patas como "sensor" para captar comunicação entre membros da espécie

Os elefantes são conhecidos pela sua capacidade de comunicação com outros indivíduos da espécie mesmo a vários quilômetros de distância emitindo sons de baixa freqüência.

Pesquisadores liderados por Caitlin O'Connell-Rodwell, do departamento de medicina da Universidade de Stanford, no Estado americano da Califórnia, suspeitavam que as vibrações do terreno provocadas pelos bandos nos seus deslocamentos permitiam que os elefantes captassem sinais com as patas, que são particularmente sensíveis.

Os pesquisadores tiveram a idéia de registrar a manifestação de alguns elefantes, na Namíbia e no Quênia, para alertar outros indivíduos da espécie sobre a presença de leões nas proximidades.

Depois isolaram os sinais emitidos pelas vibrações do terreno para os retransmitir para bandos de elefantes reunidos próximos a reservas de água na Namíbia.

Segundo o estudo, quanto mais longe os elefantes estavam dos sinais emitidos, menos reagiam.

A pesquisa será publicada integralmente pelo "Journal of the Acoustical Society of America", escreve a "New Scientist".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página