Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2001 - 09h31

Turista espacial Dennis Tito volta à Terra

da France Presse, em Arkalyk (Cazaquistão)

AP

Dennis Tito acena após retorno
do espaço, no Cazaquistão

O primeiro turista espacial, Dennis Tito, regressou hoje à Terra em perfeito estado de saúde e afirmou que não deve voltar tão cedo à Estação Espacial Internacional (ISS, conforme sigla em inglês) para que outras pessoas possam passar pela mesma experiência.

"Não houve qualquer dificuldade. Foi perfeito. O paraíso. Realizei meu sonho", declarou o magnata norte-americano no local da aterrissagem, nas estepes do Cazaquistão, perto de Arkalyk.

Questionado sobre a possibilidade de voltar ao espaço, respondeu que não o faria tão cedo para que outras pessoas tivessem mesma a oportunidade. "Talvez dentro de três anos", disse.

O comandante da missão russa da qual Tito fez parte, Talgat Mussabaiev, afirmou que o turista não causou nenhum tipo de problema. "Tito é um homem muito forte do ponto de vista físico e muito corajoso", declarou Mussabaiev.

Depois da aterrissagem, é normal que os cosmonautas sejam conduzidos para uma barraca de campanha para serem submetidos a um exame médico completo em assentos especiais para que possam se readaptar à gravidade. Como Tito quis caminhar sem ajuda, os membros da equipe de recepção tiveram que forçá-lo gentilmente a sentar-se em um dos assentos.

O milionário norte-americano e os dois tripulantes russos aterrizaram às 02h35 (horário de Brasília), segundo a direção federal russa dos serviços espaciais de busca e socorro.

As imagens transmitidas por videofone e difundidas pela CNN mostraram Tito apertando a mão de quem se aproximava e brincando com eles. "Foi um grande vôo e uma grande aterrissagem", declarou à CNN.

Estava previsto que os cosmonautas fossem levados, a bordo de um helicóptero, à capital do Cazaquistão, onde são esperados para uma rápida coletiva de imprensa e uma reunião com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbaiev, antes de voltar a Moscou.

Depois de oito dias no espaço, o regresso de Tito aconteceu sem incidentes, de acordo com o programa previsto. Do centro de controle russo foi possível observá-lo com seus dois companheiros russos, o comandante Talgat Mussabaiev e o engenheiro Yuri Baturin, abraçando os membros da tripulação residente na ISS antes de dirigirem-se para a nave Soyuz.

Tito pagou aos russos US$ 20 milhões para realizar seu sonho de infância: ir ao espaço.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página