Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2001 - 13h52

QI está ligado à quantidade de massa cinzenta

da BBC

O grau de inteligência de uma pessoa é determinado pela sua constituição genética, de acordo com um novo estudo feito nos Estados Unidos publicado na última edição da revista "Nature".

A descoberta sugere que um bom desempenho em testes de QI (quociente de inteligência) depende da quantidade de massa cinzenta que uma pessoa tem no cérebro.

Cientistas compararam 20 pares de gêmeos, sendo que metade deles eram idênticos. Eles descobriram que gêmeos idênticos, que têm os mesmos genes, têm praticamente a mesma quantidade de massa cinzenta. Isso não foi constatado nos gêmeos não-idênticos, que têm apenas metade dos genes em comum.

O estudo concluiu que fatores genéticos respondem pelas diferenças entre indivíduos em áreas como inteligência e habilidade de comunicação.

Os cérebros dos gêmeos foram examinados com um equipamento escaneador com o qual é possível distinguir a massa cinzenta da massa branca.

Massa branca é o nome dado às partes do cérebro e da espinha dorsal responsáveis pela comunicação entre a massa cinzenta e o resto do corpo.

Embora cientistas sempre tenham suspeitado de que a massa cinzenta é a base da inteligência no cérebro, esta é a primeira vez que o tecido foi escaneado e que os resultados de um estudo foram associados a testes de QI.

"Encontrar uma correlação entre a densidade de massa cinzenta e as habilidades cognitivas gerais fornecem provas de que o QI tem uma base biológica, embora a relação não seja necessariamente causal", disse o professor do Instituto de Psiquiatria de Londres Robert Plomin.

Continua...