Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 16h54

Cientistas reconstróem corpo cavernoso do pênis em laboratório

da Folha Online

Cientistas da universidade norte-americana de Harvard conseguiram multiplicar em laboratório tecidos que constituem o corpo cavernoso do pênis. A técnica permitirá reconstruir o órgão sexual de homens que sofreram machucados e também de bebês que nascem com anormalidades na genitália.

Segundo a revista New Scientist, os pesquisadores conseguiram implantar no pênis de coelhos tecidos gerados a partir de suas próprias células. Depois da intervenção, os animais conseguiram utilizar o órgão normalmente na cópula.

O próximo passo é recriar um pênis inteiro a partir de um modelo. "Se uma criança nasce com uma genitália ambígua, temos a oportunidade de mudar a vida dela", disse Anthony Atala, da Escola de Medicina de Harvard, à revista.

Mesmo que o objeto da pesquisa possa atrair a atenção por si só, a descoberta é das mais importantes para a área médica. "O pênis é bem mais complexo que outros órgãos que já tentamos recriar em laboratório", afirmou Atala.

O método também pode servir de alternativa aos atuais métodos de aumento do pênis, como o implante de células gordurosas ou a cirurgia do ligamento de sustentação do órgão —bastaria ter algumas células removidas em laboratório para que, em algumas semanas, implantá-las multiplicadas.