Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2003 - 15h31

Mamíferos de Madagáscar descendem de uma mesma espécie

da Folha Online

Todos os mamíferos carnívoros de Madagáscar são descendentes de uma única espécie, a qual chegou à ilha segurando-se a plantas, entre 18 e 24 milhões de anos atrás, segundo pesquisa publicada hoje na revista "Nature" (www.nature.com).

O co-autor do estudo John Flynn, do Field Museum, Chicago, disse que todas as espécies de carnívoros de Madagáscar representam um ramo evolucionário formado em um evento único.

"Na verdade, todas as cem espécies ou mais de mamíferos terrestres nativas de Madagáscar, que são divididas em quatro ordens, podem ser agora explicadas por apenas quatro eventos colonizadores", disse.

Flynn e os cientistas da Universidade de Yale, em Connecticut, sequenciaram o DNA de quatro genes de 20 mamíferos diferentes e buscaram padrões que evidenciassem uma proximidade evolucionária. Os pesquisadores também estimaram, pelo cálculo da mudança molecular em cada espécie, quando houve a diferenciação dos animais.

Os resultados refutam dois modelos aceitos anteriormente sobre a colonização de Madagáscar.

Uma teoria é que os animais já estavam na ilha quando ela se separou do continente africano, há 165 milhões de anos. A outra sugere que os mamíferos viajaram por uma ponte de terra entre a África e a ilha entre 26 e 45 milhões de anos atrás.

O estudo também sugere que os animais entraram em um estado de torpor, mecanismo para sobreviver a longos períodos sem comida e água.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página