Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2003 - 13h16

Sonda Galileo transmite amanhã últimas informações sobre Júpiter

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) prepara-se para encerrar amanhã a missão da sonda Galileo, que orbita Júpiter, 13 anos depois de seu lançamento.

A sonda vai transmitir para o controle de missão na Terra os últimos dados científicos gravados. Depois, ela seguirá em direção da atmosfera do planeta, até se desintegrar no dia 21 de setembro.

Divulgação/JPL
Composição de imagens obtidas pela Galileo mostra a grande mancha vermelha de Júpiter e os satélites Io, Europa, Ganimedes e Calisto (de cima para baixo)
"Depois desse mês, não temos mais atividades planejadas até o dia do impacto", disse o gerente do projeto, Eilene Theilig, do Laboratório de Propulsão a Jato.

Desde que a sonda foi colocada em órbita pelo ônibus espacial Atlantis em 1989, ela obteve dados sobre asteróides, cometas e diversos aspectos do maior planeta do Sistema Solar, como atmosfera, campo magnético, diversidade geológica e detalhes sobre seus quatro maiores satélites.

A missão deveria ter sido encerrada há seis anos, depois de dois anos na órbita de Júpiter. Porém, a Nasa estendeu a missão três vezes enquanto a Galileo tinha condições de repassar informações.

Agora, com o propulsor praticamente esgotado, a sonda não seria mais capaz de apontar a antena para a Terra ou ajustar sua trajetória. Antes que isso aconteça, o controle da missão determinou um novo curso, para que a Galileo seja destruída em Júpiter. Dessa forma, não haveria risco de ela bater na lua Europa, onde foi encontrada água e existe a possibilidade de haver vida.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página