ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS
O destempero ignorante de Hebe Camargo

Rodrigo Zavala

"Ele é tão monstro que fez o delegado chorar. (...) Ai, se eu pudesse fazer uma entrevista com o Xampinha... Ele iria virar linguiça. (...) Viu Xampinha? Eu vou fazer uma entrevista com você, vou mesmo. Se me deixarem, eu vou, mas eu vou armada. Eu saio de lá e vou para a cadeia. Mas ele não fica vivo”. Este absoluto destempero protagonizado pela apresentadora Hebe Camargo foi ao ar na última segunda-feira em seu programa.

De fato, a revolta toma conta de toda a população frente a impressionante crueldade nos hediondos assassinatos dos namorados Felipe Silva Caffé, 19, e Liana Friedenbach, 16, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo. No entanto, Hebe Camargo erra – e feio – ao apoiar o linchamento público e a famosa “justiça pelas próprias mãos”.

Muito embora a apresentadora cometa repetidas gafes em seu programa, principalmente quando fala de assuntos tabus e promove políticos pouco confiáveis, ela ainda é considerada pelo seu público como exemplo. Um ícone da televisão brasileira, apesar dos pesares.

Dito isso, fica mais do que claro a responsabilidade da Sra. Hebe Camargo: o de não alardear toda a grosseria de seus velhos preconceitos, abertos à luz de destemperos ignorantes. Com o infame comentário, a apresentadora se arrasta para o lado dos conhecidos exemplos de lixo cultural, seus colegas Gugu, Ratinho e Faustão.

Por causa da declaração de Hebe, a promotoria realizará uma "análise contextual" do programa, segundo o promotor Carlos Cardoso, assessor de direitos humanos da Procuradoria Geral de Justiça do Estado. De acordo com ele, somente após a verificação da fita será avaliada a possibilidade de instaurar um processo contra a apresentadora, por ameaça ou apologia ao crime.

Discussões sobre maioridade penal devem ser feitas e acompanhadas por toda a sociedade. Hebe, em seu programa, tem espaço suficiente para aclarar grande parte de seu público. Porém, preferiu usar seu “poder de fogo” para anunciar idéias mais do que infelizes e que não levam a lugar nenhum.

 
 
 

Mais Asneiras
13/11/2003 Crime, castigo e rocamboles
07/11/2003 O “xerife” da democracia mundial
31/10/2003 Culpar a parada é bobagem
24/10/2003 Doe sangue e ganhe um “feriadão”
16/10/2003 O sexo, a igreja e o Prona
09/10/2003 Será que a Califórnia será “exterminada”?
08/09/2003 Redução de maioridade penal é histeria e não diminui violência