HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
05/07/2005
Centro de Educação Infantil Santo Estêvão Rei

O DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS NA PIONEIRA CRECHE 24 HORAS

O CEISER – Centro de Educação Infantil Santo Estêvão Rei, inaugurado em agosto de 2004 na comunidade de Paraisópolis, considerada a segunda maior favela de São Paulo, consiste em um projeto pioneiro do Mosteiro São Geraldo. Trata-se da primeira e única creche da cidade que funciona 24 horas, com o objetivo de atender as mães que trabalham ou estudam à noite. Conhecido por seu envolvimento em ações sociais, o CEISER, que começou com 70 crianças de zero a treze anos, atende atualmente 211, muitas das quais permanecem na creche por mais de um período. Conheça a seguir os objetivos e funcionamento desse centro e o caso de uma mãe que se beneficiou com seus serviços.

Acolher e educar
O CEISER tem como objetivo não apenas acolher as crianças e proporcionar-lhes um local seguro de permanência durante o dia e a noite. Fundamentalmente visa oferecer-lhes uma formação abrangente, que permita seu desenvolvimento integral. Para isso, propicia situações de lazer e aprendizagem em que são trabalhados os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais das crianças.

O currículo é organizado em dois grandes eixos: formação pessoal e social e conhecimento do mundo. O primeiro eixo visa a construção da identidade e da autonomia da criança. Para tanto, são realizadas atividades baseadas em valores – paz, respeito, amor, responsabilidade, felicidade, cooperação, honestidade, humildade, tolerância, simplicidade e união – , que contribuem para promover a auto-estima, o pensamento crítico e a expressão criativa, estruturando a personalidade da criança.

Para o desenvolvimento do segundo eixo, trabalham-se as seguintes áreas de conhecimento: movimento (dança/esporte), música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

A participação e o envolvimento dos pais acontecem por meio de reuniões e exposições dos trabalhos desenvolvidos, para que possam não só acompanhar o desenvolvimento de seus filhos como também contribuir com o processo.


Funcionamento do CEISER
Justamente pelo fato de o CEISER querer realmente atender às necessidades das mães de Paraisópolis, os horários de funcionamento são bastante flexíveis. De modo geral, podemos dizer que há três períodos: o integral, o seminoturno e o noturno
O período integral, que se estende das 7h às 17h, acolhe crianças de zero a 7 anos. Durante a manhã, elas realizam atividades pedagógicas, e à tarde, atividades recreativas.

Os períodos seminoturno e noturno acolhem crianças de zero a 13 anos. O seminoturno tem início às 13h. Durante a tarde, as crianças, juntamente com o grupo da manhã, participam de atividades recreativas, e das 17h às 19h, desenvolvem trabalhos pedagógicas. Após esse horário, jantam e em seguida participam de atividades mais brandas, como assistir a vídeos, ouvir música, pintar, desenhar etc. Antes do encerramento do período, que se dá às 22h ou 23h30, de acordo com a necessidade das mães, recebem o lanche da noite.

No período noturno, as crianças podem permanecer no CEISER das 13h às 7h, ou das 17h às 12h do dia seguinte. Para o grupo que chega às 17h, são desenvolvidas as seguintes atividades: acompanhamento escolar; capoeira; trabalho com valores; trabalhos com projetos individuais; trabalhos com grupos de responsabilidade. Para todos, a noite segue determinada rotina. Após o encerramento das atividades, às 21h, as crianças tomam um lanche, e às 22h sobem para a sala de dormir, que já está preparada com os colchonetes e colchões. Cada um tem sua sacola, com lençóis e pijamas fornecidos pelo CEISER, e nesse momento cuida de sua higiene pessoal. Após estarem todos deitados, é feita uma oração e em seguida uma das auxiliares conta histórias para que durmam. Os funcionários responsáveis acompanham o sono das crianças, levam-nas ao banheiro, quando necessário, e ficam atentos, auxiliando-as caso precisem ser medicadas. É feito um relatório registrando o período do sono de cada criança. Às 6h, as crianças que saem as 7h são acordadas. Fazem a higiene pessoal, guardam seus pertences na sacola, e se dirigem para o refeitório às 6h40, para tomar o café e aguardar os pais. Os demais, que permanecem no CEISER, aguardam no dormitório até as 7h, momento em que são encaminhados para as respectivas salas, onde ficam até as 12h realizando atividades pedagógicas.

JOSINEIDE E JOSELENE: LUGAR ONDE DEIXAR OS FILHOS PARA PODER TRABALHAR
Josineide Maria da Silva é empregada doméstica e dorme no trabalho. Tem folga apenas aos sábados e domingos e durante a semana costumava deixar seu filho com a madrinha. No entanto, como esta começou a estudar à noite, Josineide ficou sem ter com quem deixar a criança. Foi então que soube do CEISER e decidiu solicitar uma vaga para seu filho. Jonas entra às 17h e sai às 12h, e à tarde fica com a madrinha. Convive com a mãe apenas nos finais de semana. “Apesar de ver pouco o Jonas, fico tranqüila porque sei que ele está sendo bem cuidado e bem educado na creche”, afirma Josineide

Joselene trabalha em uma empresa de limpeza, onde permanece das 18h às 6h. Não tinha ninguém de confiança com quem deixar seus filhos durante a noite, até que soube do CEISER e resolveu matriculá-los. “Fiquei muito feliz com essa possibilidade, porque assim posso trabalhar em paz. Antes ficava muito preocupada com meus filhos, mas agora estou tranqüila. Sei que eles estão sendo bem cuidados. Inclusive o comportamento deles melhorou muito desde que entraram no CEISER”, conta Joselene. Ela encaminha os filhos para a creche às 17h. Anderson e Alex ficam no CEISER até as 7h da manhã do dia seguinte, e após o café vão para a escola. Emerson e Natan permanecem no centro até as 12h, para que a mãe possa dormir depois de voltar do trabalho.

As informações são da Assessoria do Colégio Santo Américo.

   

NOTÍCIAS ANteriores
04/07/2005
Sambódromo passará a oferecer cursos para crianças e adolescentes
01/06/2005
Hospital é palco para Orquestra Sinfônica
30/06/2005
MASP ajuda com arte-terapia PMs que se envolvam em ocorrências de risco
29/06/2005
Cemitério da Consolação vira sala de aula
28/06/2005
USP Zona Leste cria projeto de extensão voltado à comunidade local
27/06/2005
200 milhões de reais são desperdiçados em São Paulo
24/06/2005
Queda de homicídio em Cidade Tiradentes é de 69%
23/06/2005
Jardim Ângela vira modelo para São Paulo
22/06/2005
Jovens brasileiros são preparados para apresentações de ópera