HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
14/12/2004
Secretário, Pinotti mudará CEU

O prefeito eleito José Serra (PSDB) anunciou ontem os principais secretários nomeados até agora, dois deles na área política e um para a Educação. Todos são deputados federais. Para as Secretaria de Subprefeituras e de Governo, os indicados foram, respectivamente, os tucanos Walter Feldman e Aloysio Nunes Ferreira. O novo secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti (PFL), anunciou que fará mudanças nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a principal bandeira da gestão Marta Suplicy (PT).

Pinotti quer dar prioridade ao uso dos CEUs, escolas com estrutura de esporte e cultura, para o reforço na formação dos estudantes de toda a rede municipal. "A idéia inicial é manter as aulas e acrescentar atividades de reforço para que os CEUs possam atender a mais crianças", disse Pinotti, que defende a adoção de turnos integrais de ensino. "Isso não quer dizer que eles ficarão o dia inteiro na escola, mas que haverá atividades complementares todo dia."

Essas idéias remetem ao Programa de Educação Integral da Criança, que Pinotti adotou ao assumir a Secretaria Estadual de Educação, na gestão Franco Montoro. "São Paulo tem diversas áreas que podem ser utilizadas para que as crianças sejam incluídas na sociedade. Museus, clubes, igrejas, associações. A idéia é trazê-las para conhecer tudo isso. E os CEUs também serão usados."

O secretário disse que vai estudar as estruturas dos CEUs, que ainda não conhece. Caso não haja possibilidade de compatibilizar atividades de reforço com as aulas normais, os alunos dos CEUs deverão ser transferidos para escolas tradicionais. "Tenho certeza de que os CEUs podem ter uma utilização mais ampla.
"
Pinotti elogiou os CEUs, referindo-se aos prédios como "obras maravilhosas". Mas descartou a hipótese de construção de novos centros antes de substituir todas as escolas de lata. "Depois disso veremos o que será feito, mas a melhora do ensino, com a valorização do professor, vem antes." Por valorização do professor Pinotti entende cursos de qualificação e melhores salários. "Temos de aumentar os rendimentos, dentro das possibilidades."

O secretário chamou para sua equipe a professora Iara Prado, que trabalhou por dois anos com ele no governo Montoro e agora cuidará da política educacional. Iara também assessorou por oito anos Paulo Renato Souza no Ministério da Educação, como secretária de Ensino Fundamental.

Presente ao anúncio de ontem, Paulo Renato se disse disposto a ajudar Pinotti. O ex-ministro não vê futuro para os CEUs. "Na época em que Pinotti me sucedeu na secretaria estadual já havia os Cieps do Brizola e ele era contra esse tipo de iniciativa. O importante é a qualidade do ensino, não o prédio."

Médico, Pinotti esteve cotado para a Secretaria da Saúde. "É claro que é uma pasta fundamental na gestão do prefeito José Serra. E estarei aqui para ajudar no que for possível com minha experiência na área. Mas não estou desapontado, acho que a pasta de Educação me reserva grandes desafios."


MARCELO ONAGA
IURI PITTA
SILVIA AMORIM
do o Estado de São Paulo

   

NOTÍCIAS ANteriores
07 /12/2004 Empresas ajudam a melhorar educação de São Paulo
30 /11/2004
Obra inacabada causa alagamento em túnel
29 /11/2004
Recém-aberto, túnel da Rebouças já alaga
24 /11/2004
São Paulo quase parando, o retrato do fim da gestão Marta
23 /11/2004
Projeto Ecolata dará direito a ingressos gratuitos de cinema
18 /11/2004
Armas são transformadas em brinquedos
17 /11/2004
Febem in Concert terá temporada de 77 apresentações
12 /11/2004
Marta pede mais prazo para reduzir dívida
08/11/2004
Couvert Social ajuda a manter programas comunitários