HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
17/11/2004
Febem in Concert terá temporada de 77 apresentações

Jane Duboc e a Camerata de Violões da Febem Mooca abrem o Guri Febem in Concert, quinta-feira (18) , às 20 horas, no Palácio dos Bandeirantes. O show marca a temporada de apresentações dos 77 pólos do Guri, implantados neste ano na Febem. Até o final de novembro, haverá concertos para os visitantes e familiares em todas as unidades da instituição.

O público poderá conferir o trabalho desenvolvido na entidade, em duas apresentações. No dia 29 de novembro, às 20h30, a Orquestra de Cordas da Febem de Pirituba e o pólo Júlio Prestes reúnem 150 jovens no Teatro Sérgio Cardoso. No dia 1o de dezembro, um grande show com Toquinho movimenta o Memorial da América Latina, a partir das 20h30.

Reabilitação Musical
Na Febem de Pirituba a música se transformou numa das principais ferramentas de reabilitação dos jovens. Dos 82 internos, mais de 90% participam do projeto Guri. Além disso, a unidade tem cerca de 15 gruposde rap.

Os efeitos restauradores da música na vida dos internos são avaliados pelo professor e regente Joelson Sampaio, do projeto Guri, da Febem de Pirituba. Responsável por ministrar aulas de violino, viola,violoncelo e baixo, ele conta que os jovens que chegam a unidade com maior grau de periculosidade, após ter contato com a música transformam-se nos alunos mais aplicados. "É incrível o poder que a música tem de canalizar o lado agressivo deles. Com o aprendizado dos instrumentos, eles passam a ser mais pacientes e otimistas. A auto-estima aumenta e a agressividade diminui muito. Um dos motivos é o próprio instrumento de corda que exige mais delicadeza do aluno, despertando sua sensibilidade", explica Sampaio.

O diretor da unidade, Caio Rubens de Mello Castro, conta que vem trabalhando para integrar os jovens do Guri à comunidade, autorizando a apresentação deles em eventos externos, além de organizar festas internas. "A aproximação com a família e a comunidade é muito importante no processo de reabilitação, pois desperta a disciplina e melhora a auto-estima deles".

Projeto Guri
Resgatar crianças e jovens carentes de situações de risco através da música é a principal ação do projeto Guri, iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Cultura, criada em 1995. Atualmente, o projeto atende 23 mil crianças em 106 pólos distribuídos em comunidades da capital e interior do Estado. Neste ano, o Guri chegou as 77 unidades daFebem, totalizando 183 pólos.

A expansão da iniciativa deve-se, em parte, à ação do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que investiu na aquisição de instrumentos musicais para a implantação dos pólos da Febem: 45 na capital e 32 no

interior. O projeto que já atuava nas unidades do Tatuapé e Pirituba, com grupos de garotos, e nas unidades Mooca e Taipa, com meninas, passa a atender 2.861 internos, com idade entre 12 e 21 anos. Número que pode ser ampliado, uma vez que a adesão dos internos ao projeto é espontânea.

As informações são do MaxPress Net.

   

NOTÍCIAS ANteriores
12 /11/2004
Marta pede mais prazo para reduzir dívida
08/11/2004
Couvert Social ajuda a manter programas comunitários
03/11/2004
Desafio do prefeito eleito é pagar R$ 7 bi até abril
28/10/2004
98% dizem que não vão viajar no feriado
26/10/2004
Dráuzio Varella conversa sobre seu livro em praça da Vila Madalena
21/10/2004
Marta, licenciada, faz promessas de prefeita a comerciários
19/10/2004
Planalto pode não dar verba a Serra, diz petista
14/10/2004 Metade dos novos empregos em SP é informal
08/10/2004 Escola é exemplo para educação paulistana
06/10/2004 Marta e Serra fazem pacto contra sujeira no segundo turno