HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
23/05/2005
Anúncio novo, árvore podada

O outdoor ganha um novo anunciante e a árvore da frente diminui de tamanho, para garantir a visibilidade do produto em exposição. Essa é uma cena recorrente em São Paulo, que possui mais de 6 mil outdoors. O Estado visitou 15 pontos de outdoors da cidade na semana passada e constatou, em 8 deles, a poda irregular.
O órgão responsável pela fiscalização de árvores na cidade é o Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), da Prefeitura. Mas a fiscalização é feita somente após denúncia. Na Rua Cardoso de Almeida, na zona oeste, os vizinhos de um painel colado a um estacionamento já conhecem a rotina."Quem coloca o anúncio no painel é quem faz a poda", disse o atendente Manuel Carlos Dias, que trabalha num estabelecimento próximo. O proprietário do painel e do estacionamento, Fábio Hatiya, nega a prática. "Eu já pedi à Prefeitura a retirada da árvore, porque atrapalha a entrada do estacionamento. Eles sempre me falam que é impossível", disse.

Uma das calçadas da Avenida Ermano Marchetti, na zona oeste, caracteriza-se pela grande quantidade de árvores antigas de forma arredondada. Mas nem todas conseguem conservar a sua forma natural. A copa da árvore que fica na frente de um painel foi visivelmente cortada pela metade - a mesma metade que cobriria parte do anúncio. Situação semelhante ocorre na Rua Aroada , na Vila Leopoldina, também na zona oeste . "Não falha. Anúncio novo, poda nova ", disse Roberto César, que trabalha em uma loja da rua.

Na semana passada, amanheceram cortadas 19 árvores diante do painel das lojas Renner, na esquina das Avenidas Nações Unidas e Juscelino Kubitschek, na zona sul. Nenhuma das partes implicadas assume a responsabilidade, mas a Subprefeitura de Pinheiros diz que se trata de uma ação ilegal e que tomará providências.

A Renner declarou, em nota oficial, que não sabia da poda de árvores no local e nunca fez qualquer solicitação desse gênero aos donos do painel. A proprietária do painel, a Agência Mídia, explicou que, embora não tenha requisitado a poda, vai responsabilizar-se pela área verde do local por meio do termo de cooperação.


AZAHARA MARTÍN
do O Estado de S. Paulo

   

NOTÍCIAS ANteriores
20/05/2005
Número de licenças médicas para servidor sobe 1.000% em dois anos
16/05/2005
USP quer preparar alunos de escolas públicas para passar no vestibular
13/05/2005
Metrô terá que priorizar deficientes
04/05/2005
Presente inédito no Dia das Mães
13/04/2005
Secretaria do Verde lança programa de Arborização Urbana
12/04/2005
Novo secretário de Cultura de SP defende CEUs como pólos culturais
08/04/2005
"Não dê esmola, dê futuro"
14/12/2004
Secretário, Pinotti mudará CEU
07/12/2004
Empresas ajudam a melhorar educação de São Paulo